Mané de Oliveira quer crédito consignado a servidores comissionados do Estado
O deputado Mané de Oliveira (PSDB) utilizou a tribuna no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 27, para ressaltar o assunto de requerimento que apresentou em Plenário, encaminhado ao governador Marconi Perillo (PSDB) e o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM).
O documento solicita que o banco responsável pela folha de pagamento dos servidores comissionados do Estado passem a conceder a eles direito a crédito consignado. Este tipo de crédito é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física. Atualmente, é concedido apenas aos servidores efetivos.
Outro assunto abordado pelo parlamentar é a respeito da gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica. Segundo ele, operações com o fim de reduzir o estômago estão sendo realizadas em grande número no Estado de Goiás e em todo o Brasil, colocando em risco de morte muitos pacientes.
Mané disse ter conhecimento de que várias pessoas teriam morrido em decorrência dela. Ele citou o exemplo de um amigo seu, arquiteto, que faleceu há algumas semanas em consequência de cirrose, que teria sido causada por consequência da cirurgia bariátrica. Após o procedimento cirúrgico, segundo Mané, o seu amigo teria passado a beber em demasia.
O parlamentar tucano cobrou providências da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente deputado Gustavo Sebba (PSDB), no sentido de prestar melhores esclarecimentos sobre este tipo de operação à sociedade.