Projeto institui a Semana Estadual de Luta contra a Ataxia
A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 3685/15 que institui a Semana Estadual de Luta contra a Ataxia Espinocerebelar Tipo 3, mais conhecida como doença de Machado-Joseph e outras ataxias hereditárias. A proposta foi aprovada preliminarmente em Plenário, e agora segue para as Comissões da Casa, onde deverá ser analisada de maneira definitiva.
De acordo com o texto, as datas serão promovidas anualmente de 25 a 30 de setembro. Período em que serão desenvolvidas ações que contribuam para o esclarecimento da população goiana.
Conforme a justificativa apresentada pela parlamentar, este projeto visa a divulgação dos principais sintomas dessa enfermidade que é degenerativa. Também pretende conscientizar sobre os tratamentos existentes e as possibilidades que o enfermo tem de buscar a qualidade de vida.
Outra questão abortada pelo esboço é em prol da inclusão desta doença, que é incurável, nas diretrizes de aposentadoria especial. Também a inclusão dos exames moleculares necessários no rol de exames pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é ataxia
A ataxia é uma doença progressiva e degenerativa que gera grande incapacidade motora, porém não altera o intelecto. Esta enfermidade é resultante de uma alteração genética caracterizada por inúmeros problemas como desequilíbrio, descoordenação de movimentos, espasticidade (articulação deficiente e consequente rigidez dos membros) e limitação dos movimentos oculares. Os portadores desta doença enfrentam dificuldades na fala, no caminhar e levam uma vida praticamente vegetativa.