Manoel de Oliveira propõe pagamento parcelado do IPVA em até 12 meses
Deputado estadual mais votado de Goiás em 2014, com 62.655 votos, o deputado Manoel de Oliveira (PSDB) anunciou para esta quarta-feira, 4, a apresentação de um projeto de lei propondo o pagamento parcelado do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2016. A ideia é fixar um prazo máximo de 12 meses, tendo com o argumento as dificuldades dos contribuintes diante da forte crise econômica vivida pelo País.
Manoel de Oliveira informa que esteve pessoalmente na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) para conhecer in loco a verdadeira realidade das contas do Estado. “Existe realmente uma situação muito grave e para que não haja o risco de atraso no pagamento dos servidores, o governo foi obrigado a tomar essa decisão em relação ao IPVA. O parcelamento por ser uma solução neste momento”, justifica.
Antecipação
Em outubro, a Sefaz anunciou alteração no cronograma de pagamento do IPVA para o ano que vem, quando todos os proprietários de veículos deverão quitar o imposto até o dia 31 de maio. Segundo a tabela, os veículos com placa finais 1 e 2, o prazo para quitação do imposto será até março; no caso de placas final 3, 4, 5 e 6, o vencimento será em abril; já para as placas final 7, 8, 9 e 0, o limite de pagamento será maio.
Para a secretária Ana Carla Abrão Costa, a antecipação da data de pagamento do imposto faz parte do conjunto de esforços para contenção dos efeitos da crise econômica. “A maioria dos Estados no País já divulgou a antecipação do calendário. Goiás, que espera arrecadar R$ 1,1 bilhão de IPVA no próximo ano, foi um dos últimos a tomar essa medida”, disse ela.