Movimento Pestalozziano no Brasil é tema do Programa Opinião na TV Assembleia
Em programa que vai ao ar na noite desta quarta-feira, 18, pela TV Assembleia, dois convidados que representam a Associação Pestalozzi no Estado de Goiás, o diretor de unidade de atendimento Pro-Labor, José Agtônio Guedes e a presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi, Adriana Bahia, batem papo com a jornalista Luciana Martins sobre o Movimento Pestalozziano, que está comemorando 89 anos de fundação no Brasil.
Com 41 anos de existência em Goiânia a Associação está presente em 10 cidades do Estado atendendo pessoas portadoras de deficiência intelectual e dando assistência psicológica a esses pacientes. No Brasil existem mais de 200 unidades de atendimento Pestalozziano.
A Associação Pestalozzi é uma instituição de assistência social com caráter filantrópico e Goiânia conta com três unidades de atendimento: Pro-Labor, Renascer e Peter-Pan. Segundo Adriana Bahia, existe uma lista de espera com mais de cem nomes de pacientes aguardando atendimento. “As unidades Pestalozzi dependem de doações e de serviço voluntário para funcionar. Precisamos aumentar a nossa estrutura para abrigar novos alunos”, disse.
O diretor da unidade Pro-Labor, José Agtônio, explicou que cada unidade da capital tem sua função e habilidade para cuidar dessas pessoas com deficiência. A Renascer recebe crianças recém-nascidas até 14 anos. Em seguida são encaminhadas para a unidade Peter-Pan, que faz um trabalho pedagógico e seguem para a Pro-Labor, que por fim prepara o aluno para o mercado de trabalho.
Para assistir ao Programa Opinião na íntegra, mediado pela jornalista Luciana Martins, acesse o Portal da Assembleia. O Programa será exibido pela TV Assembleia através do canal 8 da NET e também no Portal .