Projeto cria semana de conscientização da doação de órgãos
De iniciativa do deputado Cláudio Meirelles (PR), começou a tramitar na Casa o projeto nº 3728, que institui, na semana do dia 25 de maio, a conscientização da doação de órgãos e tecidos.
De acordo com as justificativas apresentadas no anteprojeto, os transplantes são indicados para tratamento de muitas doenças quando não existe nenhuma outra possibilidade de cura, entretanto, para que seja realizado, depende do ato solidário da sociedade doar.
“A possibilidade de devolver um cidadão ou cidadã para a sociedade curado de uma doença terminal com a qualidade e quantidade de vida maior, transformou a transplantação em uma das maiores conquistas da humanidade, perpassando pela ciência, filosofia e religiosidade”, argumenta Cláudio Meirelles.
No texto, o deputado frisa ainda que, apesar do Brasil ter o maior sistema público de transplante do mundo, além de referência da sua legislação e a lisura do processo de distribuição de órgãos e tecidos, o grau de desinformação da população acerca desse tema no Estado de Goiás é muito alto, fato que contribui de maneira decisiva no processo de doação.
Temáticas e procedimentos como a morte encefálica, organização da fila de pacientes para transplantes, modelos de notificação e captação de órgãos, bem como interfaces entre transplantes e doenças que assolam a população brasileira como diabetes, hepatites e hipertensão, precisam, na opinião de Cláudio Meirelles, ser compreendidos para que a população observe criticamente a questão.
“Quanto a sugestão da semana do dia 25 de maio, visa sobretudo, homenagear Dr. Antônio Zerbini, que tomou-se o primeiro médico brasileiro a realizar transplante de coração no Brasil, no referido dia e mês, no ano de 1968”, explica o parlamentar.
O projeto já foi aprovado preliminarmente em plenário e agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).