Encerrada audiência que debateu mau cheiro no setor Goiânia II
O deputado Bruno Peixoto (PMDB) encerrou, há pouco, audiência pública para discutir a questão do mau cheiro no Setor Goiânia II e bairros adjacentes da região Norte da Capital. O debate foi realizado no Auditório Solon Amaral, na tarde desta sexta-feira, 6.
A audiência realizada na tarde desta sexta-feira, 6, no auditório Solon Amaral, debateu o mau cheiro no setor Goiânia II e na região Norte da capital, pela ineficácia dos sistemas de tratamento de esgoto. A iniciativa foi do deputado Bruno Peixoto (PMDB).
Presidida por Bruno Peixoto, a Mesa da audiência pública foi composta pelo deputado peemedebista José Nelto; o gerente especial de Fiscalização, Monitoramento e Auditoria Ambiental, Vitor Barbosa Lenza Júnior, que é representante da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos e a gerente de Tratamento de Esgoto de Goiânia, Luana Gonçalves, representando o Diretor de Produção da Saneago, Mauro Henrique Nogueira Barbosa.
Também fizeram parte da Mesa, o gerente de Monitoramento Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente, Gabriel Tenaglia Carneiro; e representando a Associação de Moradores do Setor Goiânia II, Jurandir Rosa da Silva.
Bruno Peixoto foi o responsávelo pela abertura da audiência. A partir de uma reivindicação dos moradores, o parlamentar debate, com órgãos públicos responsáveis pelo meio ambiente, providências para resolver o problema da contaminação e odor e fiscalizar as empresas que atuam na região.
“O mau cheiro, além de prejudicar o meio ambiente, também desvaloriza os setores, os imóveis e causa problemas de saúde", afirmou Bruno. "Precisamos encontrar uma solução imediata para a região, pois os moradores não podem continuar sofrendo com esse odor insuportável”, destaca o deputado.
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) explicou que, além da região concentrar grandes atividades poluidoras, também contribui com o mau cheiro a Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia (ETE). A conclusão da obra da ETE Goiânia, localizada na região Norte, está prevista para 2016.
Responsabilidades
Bruno Peixoto e José Nelto responsabilizaram a Saneago e a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) pela ineficácia das ações para a solução do problema, e cobrando melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
"É preciso uma resposta sistemática e eficaz, porque o valor dos imóveis nessas áreas está caindo, além do risco para a saúde da população local. Estamos de mãos dadas com a população para a resolução do problema", disse Bruno Peixoto, que é presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembleia Legislativa.
"Temos que identificar os culpados, sendo do setor público ou privado. O Estado é o maior responsável e deve ser responsabilizado. Se necessários vamos entrar com uma ação contra a Saneago e a AMMA", disse José Nelto, que cobrou comprometimento de empresas como a Cargill e a Unilever, e pontuou a necessidade de multá-las.