Helio de Sousa ressalta o Legislativo na consolidação da região Brasil Central
Um projeto de integração da região Brasil Central. É assim que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa (DEM), define o Fórum de Governadores do Centro-Oeste. Ele está participando de mais uma edição do Fórum, em Brasília, nesta terça-feira, 10.
O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que a reunião é um projeto que consolida a integração dos Estados da região Brasil Central no número de seis — Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia —, além de mostrar o potencial econômico, político e o sentimento de união entre todos os governadores, presidentes das Assembleias Legislativas e dos Estados do Brasil Central.
O governador Marconi Perillo (PSDB) foi apontado para assumir a presidência do recém-criado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. “É um grande líder nacional, posição que conquistou pelo seu trabalho. Foi o idealizador desse projeto, com que os Estados da região central podem trabalhar de maneira coesa. Nada mais justo que ele, o grande coordenador desse processo, seja ungido o primeiro presidente”, pontua Helio de Sousa.
Para o parlamentar o Poder Legislativo é vital para que se consolide todas as propostas dos Estados do Brasil Central. “Para chegar à todas as propostas é necessário ter respaldo legislativo. Os deputados estaduais se sentem privilegiados, eu, particularmente, tenho aprendido muito.”
Segundo Helio, o Fórum mostrou a necessidade de buscar um grande entrosamento em áreas vitais como a ambiental. “Também vemos a necessidade de provar para o Brasil que sendo unidos somos fortes e sendo fortes teremos a oportunidade de ocupar um espaço no contexto econômico e político do Brasil.”
No período da tarde, às 14h30, no Auditório Márcia Kubitschek, no Memorial JK, será proclamada a criação oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Em seguida, após a eleição e posse da primeira diretoria, a comitiva de governadores tem reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, com participação dos superintendentes da Sudam e Sudeco.
Na quarta-feira, 11, às 10 horas, no Senado Federal, haverá audiência pública para apresentação do Consórcio Brasil Central. A confraternização de encerramento será às 12h30, no Clube Almirante Alexandrino, em Brasília.