Calendário de pagamento do IPVA deve ser alterado, diz Helio de Sousa
O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) determinado pelo Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deve ser alterado. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira, 11, pelo presidente da Assembleia Legisaltiva, deputado Helio de Sousa (DEM), em entrevista à imprensa em Brasília, onde ele participou do Fórum de Governadores do Centro-Oeste.
O presidente lembrou que a opinião pública goiana manifestou contrariedade e indignação quanto a possibilidade de antecipação do prazo para pagamento até maio do ano seguinte. “Todos estamos com dificuldade, a população goiana, o Brasil está em crise, e nós da bancada do Governo, levamos até o governador Marconi Perillo (PSDB) a nossa preocupação. Ele, muito sensível, nos garantiu que esse calendário não será mantido”, revelou.
Segundo o presidente da Casa, o Governo buscará novas alternativas, contudo está descartada a cobrança do IPVA até o mês de maio. “É uma conquista da manifestação da opinião pública que foi forte e respeitosa com o Governo. É dessa maneira que se consegue reverter situações adversas”, salientou.
Papel da Assembleias Legislativas
Em relação ao encontro que está sendo realizado em Brasília, Helio de Sousa falou sobre qual é a participação das assembleias legislativas na constituição do Consórcio Brasil Central, formado recentemente pelos governadores da região Centro-Oeste. Nessa terça-feira, Marconi Perillo foi eleito para a presidência do Consórcio.
Para ser constituído, cada Legislativo dos Estados envolvidos deveria fazer a promulgação de uma lei. Helio de Sousa disse que a Assembleia de Goiás foi a primeira a fazer isso porque enxergou o grande alcance desse Consórcio.
"Caberá aos governadores, capitaneados pelo governador Marconi Perillo, fazer a gestão desse consórcio interestadual para que possamos, de maneira harmoniosa, sem concorrência, unir experiências e buscar aproveitar o que há de melhor nos Estados para juntos ter um grande desenvolvimento integrado do Brasil Central”, frisou o presidente da Alego.
Além de Helio de Sousa, participaram do evento em Brasília os deputados Santana Gomes (PSL), Eliane Pinheiro (PMN), Francisco Oliveira (PHS), Jean (PHS), Lissauer Vieira (REDE), Sérgio Bravo (Pros), Charles Bento (PRTB), Mané de Oliveira (PSDB), Gustavo Sebba (PSDB), Virmondes Cruvinel (PSD), Lucas Calil (PSL) e Zé Antônio (PTB).