Palestra de João Campos encerra manhã da 1ª Conferência das Polícias Legislativas
Com a palestra do deputado João Campos (PSDB) sobre a criação do Estatuto das Polícias Legislativas, encerraram-se as atividades, no período da manhã, da 1ª Conferência das Polícias Legislativas do Brasil, que acontecem desde esta quinta-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Elas serão retomadas no período da tarde, a partir das 14 horas, com novas palestras e debates.
As atividades desta sexta-feira, 13, foram abertas com uma palestra do agente de Polícia Legislativa da Câmara Federal, Admilson Alves Nery. Ele falou sobre o tema: “Polícia Cidadã”. Em seguida, palestraram os deputados federais Laudívio Carvalho (PMDB-MG), que discorreu sobre o controle de armas e munições; e João Campos, que enfatizou a importância do Estatuto das Polícias Legislativas.
A mesa dos trabalhos é presidida pelo agente de Polícia Legislativa Geraldo Magela, presidente da União Nacional de Polícias Legislativas (Unipol). De acordo com o chefe da Divisão de Policiamento Operacional da Polícia Legislativa da Alego, Clayton Barros, um dos idealizadores do evento, representantes de 10 estados brasileiros participam da conferência. “As palestras e debates estão contribuindo bastante para maior consciência dos agentes sobre o papel da Polícia Legislativa, bem como para o fortalecimento da categoria”, frisou.
Ao abordar o tema “Polícia Cidadã”, Admilson Alves Nery ressaltou a gestão estratégica da Polícia Legislativa no desempenho do seu papel de assessorar o que ocorre dentro do Poder Público que representa. Através de vídeos, ele mostrou algumas ações da Polícia Legislativa na Câmara Federal e no Congresso Nacional no enfrentamento de multidões de mais de 100 mil pessoas. Detalhou todas as etapas que devem ser cumpridas pelo policial legislativo antes de utilizar força letal.
Laudívio Carvalho (PMDB-MG), que é relator da comissão especial que aprovou o projeto de lei que acaba com o Estatuto do Desarmamento, falou do controle de armas e munições no país. Ele destacou a importância do cidadão ter o direito a porte de arma, para defender a sua própria integridade física, bem como de sua família. Com 35 anos de trabalho na área da segurança pública, o parlamentar falou também da expectativa positiva dele com respeito a aprovação do projeto, em Plenário. Em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, Laudívio falou ainda do projeto de lei que trata da aposentadoria de 30 anos para policiais legislativos, bem como de um seguro para a categoria.
Em seguida, João Campos (PSDB) ministrou palestra com tema: “Criação do Estatuto das Polícias Legislativas”. Segundo adiantou, a iniciativa visa fortalecer uma categoria “importante para preservação da segurança pública no âmbito dos Legislativos federal e estaduais”.
No período da tarde, o agente de Polícia Legislativa da Câmara Federal, Suprecilio do Rego Barros Neto falará sobre “Atendimento Hospitalar e Prevenção de Combate a Incêndio”.