Ícone alego digital Ícone alego digital

Meta de universalização do saneamento básico é tema de audiência em Luiz Alves

13 de Novembro de 2015 às 17:19
Crédito: Carlos Costa
Meta de universalização do saneamento básico é tema de audiência em Luiz Alves
Audiência Pública em Luiz Alves
Por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira, audiência pública para discutir a universalização do saneamento básico, no distrito de Luiz Alves em São Miguel do Araguaia. O evento foi coordenado pelo presidente Helio de Sousa, que, na companhia dos participantes, visitou o projeto de irrigação no município.

A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais uma Audiência Pública com o tema: “Busca da Universalização do Saneamento Básico”. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Área de Preservação Ambiental (APA) Meandros do Rio Araguaia, no Distrito de Luiz Alves em São Miguel do Araguaia.

O evento teve início às 8 horas, com a recepção das autoridades no Aeroporto do município de São Miguel do Araguaia. Em seguida, as autoridades se dirigiram até a sede do Projeto de Irrigação Luiz Alves, local onde são cultivadas lavouras de milho, arroz e melancia. Neste projeto, o sistema de irrigação é feito por meio de canais de água totalmente bombeados por meio da gravidade.

De acordo com o idealizador do projeto, ex-deputado estadual Oton Nascimento, a área produz atualmente cereais suficientes para abastecer Goiânia por aproximadamente dois meses. Porém, lamentou que a capacidade de produção do terreno esteja em 25% apenas, sendo que em sua totalidade pode alimentar a Capital goiana por doze meses. Ainda conforme o ex-parlamentar, falta apenas recursos para que a produção seja maximizada.

Em sequência ao evento, as autoridades se deslocaram até a sede da APA Meandros do Rio Araguaia, para dar início a Audiência Pública. No auditório, completamente lotado, a mesa diretora foi composta pelo presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), no exercício da presidência dos trabalhos, juntamente com a prefeita local, Adailza Alves de Souza Crepaldi (PSC), e o representante do Governador do Estado de Goiás, Luiz Afonso Angrisani, que é gerente de Estudos e Obras da Superintendência de Agricultura.

Também tiveram lugar na mesa o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia, deputado Mané de Oliveira (PSDB); o gerente de Projetos do Ministério das Cidades, Ricardo Caiado; o diretor do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carvalho Feitosa; o coordenador geral de Execução Orçamentária de Prestação de Contas da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Eliel de Sousa Mendes; a representante da Fundação Nacional da Saúde em Goiás, engenheira Kênia Zani Ramos; o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Frederico Fonseca Nascimento (PSD); o ex-deputado estadual, Oton Nascimento Júnior; a presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia, vereadora Azair Fátima Borges; o ex-prefeito local, Ademir Cardoso dos Santos; a presidente da Colônia de Pescadores de Luiz Alves, Rosangela Alves de Oliveira, o prefeito municipal de Aruanã, Paulo Valério da Silva; o prefeito municipal de Faina, Paulo Nascimento de Souza; o prefeito municipal de Araguapaz, Fausto Brito Luciano; o comandante do 13º Comando da Polícia Militar, capitão Ferreira Lopes.

Em seu discurso de abertura, o Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Frederico Nascimento, idealizador da proposta, agradeceu a participação de todas as autoridades da região do Vale do Araguaia e também da população. O suplente de deputado ainda aproveitou o momento para pedir aos representantes do Governo Federal sensibilidade com as demandas da região.

“Essa orla é um projeto aprovado que depende de verba do Governo Federal. Todos esses prefeitos que vieram aqui hoje têm suas demandas e querem recursos para viabilizar esses recursos para a construção dessa orla”, cobrou o diretor da Alego.

Sudeco

Logo em seguida o representante do Poder Executivo no evento, Luiz Afonso Angrisani, passou uma mensagem do Governador aos presentes. De acordo com ele, o Projeto Irrigação Luiz Alves do Araguaia já têm os recursos viabilizados para prosseguir sua implantação.

“Venho trazer a mensagem do senhor Governador e do vice-governador, sobre o Projeto de Irrigação Luiz Alves do Araguaia que têm recursos já aportados pela Sudeco para a conclusão da segunda etapa, fase B e C da segunda etapa. E esses recursos estão disponibilizados e serão empreendidos pelo Governo do Estado de Goiás para a sua conclusão”, afirmou Luiz Afonso.

Já o membro da Sudeco, Eliel de Sousa Mendes, disse que o órgão tem como principal objetivo incentivar a produção agrícola no centro-oeste do País, e para alcançar essa meta, está disposto a investir em diversos projetos, inclusive na Região do Vale do Araguaia, o que foi comemorado pelos presentes.

“A Sudeco foi recriada há cinco anos, com uma missão muito importante de transformar a Região Centro-Oeste em um grande celeiro de produção. E que isso venha trazer transformação social, que chegue rapidamente as pessoas. E um projeto que a Sudeco tomou para si é o Projeto Luiz Alves do Araguaia”, declarou Eliel Mendes, que é coordenador geral da Sudeco.

Após a fala de Eliel Mendes, o gerente de Projetos do Ministério das Cidades, Ricardo Caiado ocupou a tribuna para destacar a atuação do Ministério, o qual integra, no atendimento as demandas dos municípios brasileiros.

“É importante a gente ver que é um Distrito que tem um potencial turístico muito grande e carece de infraestrutura. Então, as demandas que recebemos aqui são demandas que a gente vê no país inteiro, que é de pavimentação, de controle de enchente, projetos de orla. Então, Luiz Alves não é diferente do resto do País. Essa demanda é urgente, o próprio deputado tem tentado junto ao ministro Kassab recursos para Luiz Alves”, apontou Ricardo Caiado.

Em seguida, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alego, deputado Mané de Oliveira (PSDB) ocupou a tribuna para destacar o aproveitamento do evento que contou com a presença de diversas autoridades locais, do estado e do Governo Federal. Para o parlamentar, todos estão direcionados em trabalhar em prol do desenvolvimento da região.

“Uma audiência pública muito proveitosa, porque temos vários integrantes de órgãos importantes do Governo Federal. Como presidente da Comissão do Meio Ambiente é importante ouvir, até porque não sou um técnico. Quanto mais a gente ouvir teremos mais subsídios para cobrar das autoridades”, destacou Mané.

Conquistas

Em sequência, o presidente da Alego, deputado Helio de Sousa, comemorou que a audiência foi produtiva, pois a participação efetiva de autoridades e população proporcionou maior apelo para a conquista das demandas almejadas.

“Discutimos assuntos relevantes e não temos dúvidas que é o momento necessário para incrementa a questão turística. Para isso, temos que melhorar as condições da região. E, com certeza, os pedidos que foram feitos serão ouvidos em Brasília”, comemorou o democrata.

Em sequência ao evento, o momento foi aberto para a participação das demais autoridades e representantes presentes. Os municípios representados no encontro foram: São Miguel do Araguaia, Faina, Mara Rosa, Mozarlândia, Silvânia, Porangatu, Bela Vista de Goiás e Aruanã.

O prefeito do município de Aruanã, Paulinho (PSDB), aproveitou o ensejo para ressaltar a importância da construção da orla no Rio Araguaia, o que foi feito recentemente no seu município.

“Além de trazer a beleza, traz também a segurança para o município, que é invadido pelas águas, o que causa grandes prejuízos de trabalhos jogados fora”, explicou Paulinho.

Já a prefeita do município de São Miguel do Araguaia, Adailza Alves de Souza Crepaldi (PSC), disse que há uma expectativa do Poder Público e da população local em relação a chegada desses recursos. Conforme a prefeita, essa verba será fundamental para a sobrevivência dos habitantes na região e ainda proporcionará incentivo a economia local, que é sustentada pela exploração turística do Rio Araguaia.

“A perspectiva é que esse recurso chegue, porque as demandas são muitas. Mas a gente alimenta a esperança de que vai chegar. Porque a necessidade hoje é uma questão de proteção e realmente necessário para garantir a sobrevivência desse povoado turístico de Luiz Alves”, declarou a líder do executivo local.

Em sequência ao evento, os participantes da Audiência Pública foram convidados por Frederico Nascimento a conhecer as obras da primeira etapa da orla do Rio Araguaia. Após a visitação o evento foi declarado encerrado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.