Sessão especial
Em sessão especial a ser realizada na noite desta segunda-feira, 16, a Assembleia Legislativa concede título honorífico de cidadão goiano a Javier Miguel Magul, conhecido por Padre Rafael Magul, da Igreja Ortodoxa São Nicolau, em Goiânia. A sessão tem início às 20 horas no Plenário Getulino Artiaga.
Padre Rafael Magul nasceu em Santiago del Estero, na Argentina. Formou-se em licenciatura plena em Teologia na Universidade de Balamand- St. Jhon of Damascus Institute of Theology, no Líbano, no ano de 1991. Casado com Souad Afif Saba, tem dois filhos, Michel Afif Magul e Pablo Javier Magul.
Voltou à Argentina, onde foi ordenado diácono em 15 de março de 1992 e presbítero em 1995, pelo arcebispo metropolitano da Argentina Dom Kirilos Doumat, na Catedral São Jorge, em Buenos Aires.
Na capital argentina integrou a Associação San Juan Damasceno entre 1998 e 2002. A entidade atende pessoas em situação de risco social, em convênio com o Governo daquela capital. Padre Rafael Magul fundou também diversos centros comunitários naquele país.
Em Goiânia, onde vive desde 2008, Padre Rafael Magul exerce a função de pároco da Igreja Ortodoxa São Nicolau, localizada na Avenida República do Líbano, e da Igreja São João Batista, na cidade de Ipameri. Ele é ainda capelão dos hospitais Santa Mônica, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lurdes, como também, conselheiro do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG).
"A contribuição do Padre Rafael Magul para o Estado de Goiás e para a sociedade possui valor inestimável que justifica a propositura", afirma o deputado Francisco Jr.