Cláudio Meirelles sugere criação do Dia Estadual de Combate à Dengue
O projeto de lei apresentado pelo deputado Cláudio Meirelles (PR) institui o Dia Estadual de Combate à Dengue.
A proposta apresentada pelo parlamentar torna obrigatória a intensificação dos trabalhos de combate à dengue todo dia 5 de dezembro. Nesta data, de acordo com Meirelles, as ações de prevenção e orientação à população devem ser ampliadas em todo o Estado.
O dia 5 de dezembro foi escolhido por causa da mistura de calor e chuvas comuns nesta época do ano, e que acaba favorecendo a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
O deputado lembra que Goiás enfrenta mais uma epidemia de dengue.
De acordo com o último Boletim da Dengue, referente à semana Epidemiológica 43, e divulgado no dia 5 deste mês, pela Secretaria Estadual da Saúde, Goiás já tinha notificado 177.132 casos em 2015. O dado representa um aumento de quase 60% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Já foram confirmadas 70 mortes por dengue no Estado e outros 57 óbitos estão em investigação.
Entre os municípios com maior incidência da doença estão Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Só que os números têm crescido muito no interior de Goiás.
“Por isso sugiro que todo 5 de dezembro sejam realizadas campanhas conjuntas, integradas ou isoladas de prevenção e combate à dengue. Acredito que este trabalho contribuirá muito para redução dos casos de dengue”, disse o deputado Cláudio Meirelles.