Ícone alego digital Ícone alego digital

Solenidade

16 de Novembro de 2015 às 21:49
Iniciativa de Francisco Jr, Assembleia dá cidadania goiana ao padre argentino Rafael Magul, da Igreja Ortodoxa, nessa 2ª-feira.

Em sessão especial realizada na noite desta segunda-feira, 16, a Assembleia Legislativa concedeu o Título Honorífico de Cidadão Goiano ao argentino Javier Miguel Magul, conhecido por Padre Rafael Magul, da Igreja Ortodoxa São Nicolau, em Goiânia. A sessão, proposta pelo deputado Francisco Jr (PSD), teve lugar no Plenário Getulino Artiaga da Casa.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Helio de Sousa afirmou que é um momento gratificante para a Assembleia homenagear o Padre Rafael Magul e também a Colônia Libanesa existente em Goiás.

Logo após, Francisco Jr disse que as igrejas exercem papel fundamental na sociedade, e por isso as religiões “católica, evangélica e ortodoxa em Goiás procuram dar vários passos na mesma direção e caminhar juntas por seu objetivo fundamental”.

Para ele, Rafael Magul promove uma campanha, realizada todos os anos, de coleta e repasse de alimentos, vestuário e outros utensílios que já beneficiaram inúmeras entidades sociais e até mesmo a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

“Um homem de primeira linha, de imensa grandeza moral e de profunda fé e sabedoria, que adotou Goiás e a nossa querida Goiânia. Argentino de nascimento, nascido em Santiago del Estero, Padre Rafael também é um filho do Oriente Médio, mas que não demorou a dividir ainda mais seu coração e também tornar-se um brasileiro e um legítimo goiano desde que veio para nossa capital, em 2008”, declarou o parlamentar.

Quem também ocupou a tribuna para tecer homenagens ao Padre foi o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha (PSD), nesta ocasião representando o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). De acordo com o secretário, o novo cidadão goiano exerce papel importante não apenas nas questões ligadas a religiosidade, mas também em todas as questões da sociedade, principalmente na pregação da harmonia social.

“Não é usual essa quantidade de pessoas em uma sessão de concessão de Título de Cidadão Goiano. Estas pessoas estão aqui para declarar suas admirações a sua atuação na sociedade goiana”, declarou Vilmar Rocha.

Cidadão goiano

Padre Rafael Magul iniciou sua fala de maneira descontraída ao dizer que “eu sou argentino, isso é algo imperfeito. Mas agora estou chegando a perfeição, pois agora sou um legítimo goiano. Agradeço a esta nobre Casa que me acolhe como cidadão goiano”.

O religioso aproveitou o momento para relembrar a época em que chegou ao Estado de Goiás e também da convivência com seu pai e seus amigos. O ortodoxo ainda enfatizou que as obras e as atitudes se tratam da verdadeira prática religiosa, pois somente a sociedade é capaz de fazer o mundo melhor.

“Muitas vezes se falam de ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Por isso destaco a atuação do Padre José Hailo, que me nomeou vice-presidente da Associação de sua igreja. Isso é ecumenismo. A verdadeira religião são as nossas obras e as nossas atitudes”, encerrou.

Mesa da solenidade

A Mesa foi composta pelo presidente Helio de Sousa, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha (PSD), na ocasião representando o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Ainda compuseram a Mesa o homenageado desta noite, Padre Rafael Magul; o Consul da República Árabe da Síria, Jamal Youssef; o juiz de Direito, Salomão Afiune; o presidente da Sociedade Beneficente Ortodoxa, Renato Pedreiro Miguel; o presidente do Movimento do Goiás Competitivo, Pedro Bittar; e o ex-deputado estadual, Francisco de Castro. O deputado Lincoln Tejota (PSD) também prestigiou a sessão especial.

Biografia

Padre Rafael Magul nasceu em Santiago del Estero, na Argentina. Formou-se em licenciatura plena em Teologia na Universidade de Balamand- St. Jhon of Damascus Institute of Theology, no Líbano, no ano de 1991. Casado com Souad Afif Saba, tem dois filhos, Michel Afif Magul e Pablo Javier Magul.

Voltou à Argentina, onde foi ordenado diácono em 15 de março de 1992 e presbítero em 1995,  pelo arcebispo metropolitano da Argentina Dom Kirilos Doumat, na Catedral São Jorge, em Buenos Aires.

Na capital argentina integrou a Associação San Juan Damasceno entre 1998 e 2002. A entidade atende pessoas em situação de risco social, em convênio com o Governo daquela capital. Padre Rafael Magul fundou também diversos centros comunitários naquele país.

Em Goiânia, onde vive desde 2008, Padre Rafael Magul exerce a função de pároco da Igreja Ortodoxa São Nicolau, localizada na Avenida República do Líbano, e da Igreja São João Batista, na cidade de Ipameri. Ele é ainda capelão dos hospitais Santa Mônica,  Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lurdes, como também, conselheiro do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG).

"A contribuição do Padre Rafael Magul para o Estado de Goiás e para a sociedade possui valor inestimável que justifica a propositura",  afirma o deputado Francisco Jr em sua justificativa da propositura.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.