Ícone alego digital Ícone alego digital

Sindsaúde pede apoio de deputados para Marcha em Defesa do SUS

17 de Novembro de 2015 às 11:21

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde) realizou Assembleia Geral na manhã desta terça-feira, 17, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás.

Além de uma pauta de itens de interesse direto da categoria, como incorporação da produtividade, data-base e outros, o Sindsaúde aproveitou a oportunidade para pedir apoio dos deputados estaduais para a Marcha em Defesa da Saúde do Brasil, da Saúde do Povo Brasileiro, da Democracia e do SUS, que será realizada no dia 1º de dezembro.

A presidente do Sindsaúde, Flaviana Alves, declarou, em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, que a intenção é que essa mobilização seja considerada um dos marcos em defesa do Sistema Único de Saúde. “Para isso, o Sindsaúde e outras entidades que fazem parte do movimento Todos e Todas pela Saúde planejaram as ações e detalhes para a Marcha Nacional em Defesa do SUS. Só de Goiás, o movimento pretende levar a Brasília cerca de 10 mil pessoas”, ressaltou a sindicalista.

Segundo ela, após 27 anos, trabalhadores e usuários voltam a protagonizar outra grande mobilização pelo SUS. Agora a luta é contra o corte de R$ 16 bilhões previstos para 2016 e o subfinanciamento crônico. Às 7 horas do dia 1º de dezembro, 200 ônibus sairão do estacionamento do estádio Serra Dourada em direção à Capital Federal. "Essa ação tem contado com o apoio das secretarias municipais e estadual de Saúde, inclusive com a dispensa dos servidores interessados em ir ao evento", afirmou.

Para Flaviana Alves, essa é a chance de mudar a história do SUS. “Esse ato vai reunir pessoas do país inteiro e poderá significar o fim das filas no SUS, falta de medicamento, de profissionais e precarização dos serviços. Acredito que, inclusive, poderemos conquistar uma valorização merecida para os trabalhadores que atuam na saúde pública.”

O presidente da CUT, ex-deputado Mauro Rubem, lembrou que certamente essa pressão vai agilizar a votação das emendas que contribuem com o SUS.

Várias ações estão sendo promovidas para conscientizar os goianos da importância de participarem do ato. Na manhã desta terça-feira, 17, foi realizada uma campanha de conscientização com os usuários da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa. Já na tarde da próxima quinta-feira, 19, haverá, na sede do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, uma nova reunião entre os organizadores da marcha.

De acordo Flaviana, a cada dia o movimento, encabeçado pelo Sindsaúde, CUT e Conselho Estadual, tem ganhado maiores dimensões com a adesão de novas entidades de diversos seguimentos sociais. Trabalhadores, usuários, gestores e demais interessados em participar da marcha já podem fazer a inscrição no site do Sindsaúde. O transporte será gratuito.

Além do Sindsaúde e da CUT, participam representantes da Secretaria Estadual de Saúde,  Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Associação dos Hospitais de Alta Complexidade e Conselho Regional de Odontologia de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.