Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada pela CCJ criação da semana de luta contra a doença de Machado-Joseph

17 de Novembro de 2015 às 14:17

Acaba de ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta terça-feira, 17, o parecer favorável do relator deputado Ernesto Roller (PMDB), ao projeto de lei nº 3685/15, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). A propositura segue, agora, para duas votações em Plenário.

A matéria institui a Semana Estadual de Luta contra a Ataxia Espinocerebelar Tipo 3, mais conhecida como doença de Machado-Joseph e outras ataxias hereditárias. De acordo com o texto, as datas serão promovidas anualmente de 25 a 30 de setembro, período em que serão desenvolvidas ações que contribuam para o esclarecimento da população goiana.

A ataxia é uma doença progressiva e degenerativa que gera grande incapacidade motora, porém não altera o intelecto. Os portadores desta doença enfrentam dificuldades na fala, no caminhar e levam uma vida praticamente vegetativa.

Conforme a justificativa apresentada pela parlamentar, o projeto visa a divulgação dos principais sintomas dessa enfermidade que é degenerativa. Também pretende conscientizar sobre os tratamentos existentes e as possibilidades que o enfermo tem de buscar a qualidade de vida.

Outro objetivo é incluir a doença, que é incurável, nas diretrizes de aposentadoria especial. Também a inclusão dos exames moleculares necessários no rol de exames pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.