Centésima Sessão
Em entrevista à imprensa na tarde da quarta-feira, 18, o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM) fez uma avaliação dos trabalhos desta 18ª Legislatura. Nesta quinta-feira, 19, foi realizada a centésima sessão desta legislatura.
Segundo o presidente Helio de Sousa (DEM) esta centéssima sessão é uma data importante, "levando-se em consideração que neste ano nenhuma sessão deixou de ser aberta por falta de quórum. É um fato histórico. Uma oportunidade para agradecer os colegas parlamentares que nunca deixaram de estar aqui para debater, votar e contribuir para com a prática democrática do Parlamento”, disse Helio de Sousa.
Durante a entrevista o Presidente falou também sobre a tramitação do processo impetrado contra o deputado Major Araújo. Segundo Helio de Sousa na última segunda-feira, 16, venceu o prazo para que o parlamentar apresentasse sua defesa. Como isto não foi feito, o processo está sendo encaminhado ao presidente do Conselho de Ética, deputado Humberto Aidar, para dar o encaminhamento necessário, com a tomada de medidas cabíveis ao caso.
A representação contra o deputado estadual Major Araújo (PRP), perante o Conselho de Ética da Casa, assinado pelo presidente da sigla, Afrêni Gonçalves, foi protocolado na Assembleia no dia 13 de outubro último.
Na sua representação, o partido tucano acusa Major Araújo de quebra de decoro parlamentar, após o incidente envolvendo o mesmo e o deputado Talles Barreto (PTB), na tarde do último dia 1º de outubro. O parlamentar do PRP é acusado de usar palavras de baixo calão e tentativa de agressão contra o petebista, além de danos ao patrimônio legislativo.