Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei facilita o acesso de cadeirantes aos ônibus do transporte coletivo

20 de Novembro de 2015 às 15:21

O deputado Marlúcio Pereira (PTB) apresentou o projeto de lei 3882/2015, aprovado preliminarmente em Plenário, que tem como objetivo melhorar a acessibilidade de deficientes físicos ao transporte coletivo, garantindo a eles a utilização de um cartão eletrônico. Munidos deste cartão, cadeirantes poderão acionar a rampa de acesso aos ônibus automaticamente, dispensando a ação do motorista, que hoje é o responsável por ativar o equipamento e prestar a assistência devida.

Para o parlamentar, acelerando o processo de embarque, os deficientes físicos evitarão passar pelo constrangimento de atrasar o cumprimento de horário do motorista e a viagem dos demais passageiros, que por muitas vezes agem com impaciência e preconceito, apesar da utilização do transporte coletivo e do atendimento especial serem garantidos por Lei.

A proposta, acolhida pelo deputado, foi apresentada a ele por membros da sociedade goiana e pela Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO). Uma vez em tramitação, ele segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será ser analisado. Caso venha a ser aprovado em definitivo, as empresas do Transporte Coletivo terão um prazo de cinco anos para fazerem as adaptações necessárias.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.