Projeto de lei busca melhorar a inclusão de surdos na sociedade
O deputado Humberto Aidar (PT) apresentou e teve aprovado preliminarmente o projeto de lei 3898/15, que determina que todas as escolas de ensino médio do Estado de Goiás, públicas ou privadas, ensinem a Língua Brasileira de Sinais aos seus alunos, e que professores surdos tenham prioridade de contratação.
O objetivo seria integrar de forma mais satisfatória os deficientes auditivos que utilizam a LIBRAS como forma de comunicação e de expressão, e possibilitar que os jovens goianos possam interagir com essas pessoas de maneira mais aberta e plural.
Justificando a necessidade da entrada da LIBRAS na grade curricular, o deputado ainda utiliza-se de dados do último Censo do IBGE, realizado em 2010, que aponta que 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo. Desses, 9,7 milhões seriam deficientes auditivos, o que corresponde a 5,1% da população do País.
Uma vez em tramitação, a matéria segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será analisada.