Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia da Consciência Negra

20 de Novembro de 2015 às 18:37
Crédito: Carlos Costa
Dia da Consciência Negra
Sessão especial faz alusão ao Dia da Consciência Negra
Sessão especial lembra a data em Aparecida de Goiânia. Iniciativa de Marlúcio Pereira, que homenageou 28 pessoas nesta 6ªfeira.

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a qual homenageou 28 personalidades. O evento foi realizado na Chácara Santa Maria, sede do Projeto Menino dos Meus Olhos, localizada no Setor Virgínia Parque, em Aparecida de Goiânia. A autoria da proposta foi do deputado Marlúcio Pereira (PTB).

A mesa diretora da sessão foi presidida pelo petebista Marlúcio Pereira, juntamente com a secretária estadual da Secretaria Cidadã, deputada estadual Lêda Borges, que na ocasião representou o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Também tiveram lugar na mesa o representante da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador Francisco Marcone Marinho; o Comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), Coronel Mauro Sales de Araújo; e o pastor Jair Antônio, representante do deputado federal João Campos (PSDB).

No discurso de abertura do evento, o deputado Marlúcio Pereira destacou o Projeto Menino dos Meus Olhos, de sua autoria, o qual beneficia cerca de 300 crianças e aproximadamente 100 idosos. De acordo com o parlamentar, o programa social tem o principal objetivo de proporcionar melhores condições de acesso ao esporte e lazer com práticas de futebol, balé, karatê, capoeira, reforço escolar e hidroginástica para os idosos.

“É bom lembrar que os negros não são a minoria no país, e sim os minorizados. Precisamos conscientizar a população e a sociedade de que os negros não são inferiores”, declarou o parlamentar.

Conforme o petebista, ações pela igualdade social devem ser praticadas, para apagar o histórico de preconceito em que a população negra foi submetida ao longo dos tempos. Para Marlúcio Pereira, "todos devem ser tratados de maneira igualitária, pois somos todos iguais aos olhos do homem e aos olhos de Deus".

Após a sua fala, o deputado iniciou a entrega dos certificados aos homenageados. Receberam a condecoração: Almeida Ferreira da Silva; Arivaldo Sousa Silva; Arnaldo Leite Souza; Clarissa Pereira Barbosa; Cláudio José Pires do Nascimento; Francisco Marcone Marinho; Ismarla Borges dos Santos; Jairo Oliveira de Paiva; Jefferson Rodrigues Lemos; João Domingos; José Carlos Pereira Moraes; José Leonardo da Silva; Junio Rodrigues Pinheiro; Lucy Helena Rosa Tavares; Luiz Antonio José Machado; Maria Luiza Brandão; Coronel Mauro Sales de Araújo; Nill Marcondes; Nilton Antônio de Moraes; Odilon Pereira de Souza; Sinval Silva da Costa; Valdemar Moreira de Souza; Valmie Sergio de Oliveira; Valsimar Benedito de Oliveira; Vancerlino da Silva Bastos; Vatimona Phetra; Waldirene Gualberto; e Wilson Xavier Moreira.

Em seguida, o coronel Mauro Sales de Araújo ocupou a tribuna para discursar em agradecimento pela honraria recebida. Em seu discurso, o militar parabenizou o deputado Marlúcio pela honraria Zumbi dos Palmares, o qual foi agraciado nos últimos dias. De acordo com Mauro Sales, o negro não pode ser vítima da exclusão na sociedade e sim deve ser inserido em todos os segmentos representativos da comunidade.

“Cerca de 55% da população brasileira é negra, e essa população não pode ser vitimizada pela exclusão social. Temos que ser inseridos em todos os segmentos, no mercado de trabalho, na política e ter acesso a educação”, enfatizou o Coronel Mauro Sales.

Após a fala do militar, as crianças, que praticam capoeira no Projeto Menino dos Meus Olhos, se apresentaram. Logo em seguida o cantor angolano, que também foi homenageado, Vatimona Phetra cantou as músicas religiosas, “Grandioso és tú” e “Aleluia”.

O deputado Marlúcio Pereira agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão especial. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.