Auditório Costa Lima é palco hoje de reunião entre prefeitos e parlamentares
O Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa é palco, na manhã desta segunda-feira, 23, de reunião entre prefeitos e parlamentares, sobretudo da bancada federal goiana. Em pauta, a discussão sobre as reivindicações municipalistas que se encontram engavetadas no Congresso Nacional.
“Muitos projetos de interesse municipalista continuam emperrados e queremos cobrar de nossos representantes”, afirmou o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Divino Alexandre (PMDB), prefeito de Panamá, que coordena o evento.
Segundo ele, os municípios estão cada vez mais engessados com o atual modelo de gestão. “Estamos gastando em média 20% na saúde, 30% na educação básica e 80% do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) com folha de pagamento dos docentes. Essa situação coloca os gestores locais com a corda no pescoço”, ressaltou.
Alexandre diz que a tendência é de que essa realidade possa piorar ainda mais, caso os prefeitos não demonstrem união e cobrem dos representantes no Congresso Nacional soluções urgentes, visando principalmente a reformulação do Pacto Federativo.