Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares federais querem aprovação da pauta municipalista no Congresso

23 de Novembro de 2015 às 11:47

A senadora Lúcia Vânia (PSB) e os deputados federais Delegado Waldir Soares (PSDB), Célio Silveira (PSDB), Pedro Chaves (PMDB), Rubens Otoni (PT) e Daniel Vilela (PMDB) participaram, na manhã, desta segunda-feira, 23, da reunião entre prefeitos e parlamentares, que teve lugar no Auditório Solon Amaral, da Assembleia Legislativa de Goiás. Também participou do evento o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), que levou o apoio dele a causa municipalista.

Coordenado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), com apoio da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o evento alcançou seu objetivo, de acordo com os prefeitos de Panamá e Bom Jardim de Goiás: Divino Alexandre (PMDB), presidente da FGM; e Cleudes Baré (PSDB), presidente da AGM. “Além de obtermos apoio praticamente fechado da bancada federal a votação favorável da pauta municipalista, ainda debatemos ideias importantes para ajudar municípios a saírem da pior crise financeira por que passam”, ressaltaram.

Primeira a fazer uso da palavra no evento, a senadora Lúcia Vânia deixou evidente o apoio dela pela aprovação das matérias em tramitação no Senado de interesse dos municípios. Adiantou que existe um consenso entre os senadores de votar ainda neste ano os projetos que vão ao encontro das necessidades das prefeituras. Citou como exemplo a PEC 172, que acaba com gastos sem a devida fonte de receitas, já aprovada em dois turnos na Câmara Federal. Ela sugeriu aos prefeitos que evitem gastar com festas, nesse momento da crise.

Célio Silveira, Rubens Otoni, Pedro Chaves, Delegado Waldir e Daniel Vilela também deixaram claro o apoio de cada um deles pela aprovação da pauta de projetos municipalistas que tramita na Câmara Federal. Eles evidenciaram em suas falas que, apesar da diferença partidária e, até mesmo de ideologias, os 17 parlamentares federais por Goiás estão unidos em torno da aprovação não apenas da pauta municipalista, mas de projetos que beneficiam o Estado de Goiás de modo geral.

Divino Alexandre e Cleudes Baré tiveram oportunidade de mostrar o trabalho das entidades que representam com vistas à aprovação da pauta municipalista que tramita no Congresso Nacional. Garantem que já obtiveram apoio de todos os parlamentares da bancada federal goiana e que, inclusive, estão acompanhando a votação através do site da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que criou uma plataforma que mede o envolvimento dos parlamentares federais na questão municipalista.

Vários prefeitos fizeram uso da palavra no evento e manifestaram a disposição deles de fazer nova marcha a Brasília para acompanhar a votação da pauta de projetos de interesse dos municípios brasileiros.

Durante a reunião, foi aberto espaço para a CUT e Conselho Estadual de Saúde que estão realizando mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Adiantaram que 225 ônibus vão sair do Estádio Serra Dourada, às 7 horas do dia 1º de dezembro próximo, com destino a Brasília. O movimento quer a garantia de 117 bilhões para a saúde em 2016, ou seja, são contra o corte de R$ 16 bilhões previstos para 2016 e o subfinanciamento crônico.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.