Comissão de Saúde
O deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, fez na manhã desta quarta-feira, 25, visita técnica à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia. Com o intuito de conhecer as instalações físicas e estruturais dos hospitais da capital, o deputado vem realizando visitas técnicas juntamente com a Comissão de Saúde da Casa desde o começo da legislatura.
O parlamentar foi recebido pelo diretor técnico da unidade, Humberto Martins, pela diretora regional do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Rita de Cássia Leal, e pela diretora administrativa da Maternidade N. Senhora de Lourdes, Ana Maria Caribé. Com a comitiva do hospital estava o padre Rafael Magul, que realiza o serviço de capelão hospitalar e serviço social com os pacientes.
Gustavo Sebba concedeu entrevista à Agência de Notícias da Assembleia e explicou que desde 2013 a maternidade vem passando por adequações e melhorias com a administração sendo feita pela organização social IGH.
“A maternidade tem uma estrutura antiga e precisa de ampliações e adequações. Mas, nesta unidade, temos o exemplo de que a gestão feita de forma eficiente pela equipe atinge o objetivo principal, que é a qualidade no atendimento”, disse o parlamentar.
O deputado falou também que em janeiro próximo irá entregar ao governador Marconi Perillo (PSDB) o relatório de todas as visitas técnicas realizadas aos hospitais de Goiânia e região. “O portfólio com diagnósticos de cada unidade será apresentado, buscando soluções e melhorando o atendimento das unidades hospitalares.”
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que oferece assistência qualificada à saúde pública, nas áreas de ginecologia, obstetrícia, mastologia, cirurgia plástica restauradora, pediatria (acompanhamento até os 9 meses) e planejamento familiar (métodos anticoncepcionais, laqueadura e vasectomia).
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes faz parte do grupo de unidades geridas pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização, juntamente com o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa) e Hospital Materno infantil (HMI).
Um dos principais problemas da Nossa Senhora de Lourdes é a falta de espaço físico para atender a demanda. Cinco leitos de enfermaria que abrigam recém-nascidos foram reformados recentemente para melhor conforto de mães e bebês. A maternidade conta com 39 leitos, sendo 19 na obstetrícia, 7 na ginecologia, 3 para tratamento clínico e 10 para cuidados intermediários neonatal (Ucin).