Comissão de Ética
O presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Aidar (PT), realizou nesta quarta-feira, 25, às 14 horas, no seu gabinete, uma reunião para indicar o relator que dará parecer no processo contra o deputado Major Araújo (PRP) acusado de quebra do decoro parlamentar.
Por meio de um sorteio tríplice, com base no Código de Ética, foram escolhidos três nomes, sendo eles: Valcenôr Braz (PTB), Álvaro Guimarães(PR) e Francisco Jr (PSD). O presidente optou pelo último sorteado.
“Tenho convicção que o deputado Francisco Jr fará um relatório à altura do Conselho. Ele é um político equilibrado, já foi vereador, presidente da Câmara, deputado por dois mandatos”, ressaltou Humberto Aidar.
Participaram da reunião os membros do Conselho de Ética da Casa Legislativa: Bruno Peixoto (PMDB), Júlio da Retífica (PSDB), Humberto Aidar (PT), Valcenôr Braz (PTB), Álvaro Guimarães (PR), Francisco Jr (PSD), Lucas Calil (PSL) e Francisco Jr (PSD).
“Acredito que nenhum deputado acha bom ou fica muito confortável por ter que julgar um colega. Todavia, isso me obriga a ser muito criterioso, ou seja, julgar os fatos, procurar o bom senso para que se faça justiça”, explica o relator Francisco Jr.
Para relatar o processo, Francisco Jr terá o auxílio da Procuradoria da Casa. Ao final, emitirá parecer ou pelo arquivamento ou por alguma das penalidades previstas no regimento.