Aperfeiçoamento
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Helio de Sousa (DEM) participou na manhã desta quinta-feira, 26, da abertura do curso de Defesa Pessoal destinado aos policiais legislativos da Casa. O evento está sendo realizado na Escola Superior de Polícia Civil Delegado Antônio Gonçalves, no Jardim Bela Vista, em Aparecida de Goiânia.
Participam do curso 30 policiais legislativos da Alego. Foi uma conquista da Escola do Legislativo, atendendo a solicitação da Secretaria de Polícia Legislativa da Casa. Foram ofertados 13 cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área da segurança para os servidores da Alego.
De acordo com o secretário José Luzia de Almeida, a Polícia Legislativa da Alego vai se revezar em duas turmas durante o ano de 2016 nesses cursos.
Helio de Sousa e os policiais legislativos da Alego foram recepcionados pelo diretor da unidade, Daniel Felipe Diniz Adorni, delegado de Polícia de Classe Especial, que manifestou a alegria dele pelo estreitamento da parceria entre Polícia Civil e Polícia Legislativa que ora se inicia. “Temos admiração pela Assembleia Legislativa, por isso estamos felizes com o fortalecimento da nossa parceria. Temos 200 cursos – 200 disciplinas – aqui ofertados e que colocamos à disposição da Polícia Legislativa.”
O presidente da Assembleia agradeceu a acolhida e ressaltou a importância da qualificação dos policiais legislativos, ao lembrar que um contingente adequado é importante.
"Mas a qualificação supera o número de policiais legislativos, por isso estamos buscando o aperfeiçoamento da categoria. Eles são o cartão de visita da Assembleia, por isso têm que se preparar adequadamente, haja vista que recebem pessoas de toda índole, muitas delas buscando forçar a barra para burlar a lei estabelecida”, disse Helio de Sousa.
Nas aulas desta quinta-feira, os policiais legislativos vão aprender técnicas de imobilização, inclusive com a parte de verbalização, para imobilizar e fazer a condução de uma pessoa, sem agressividade. Amanhã, 27, aprenderão técnicas de algemas, com possibilidade de algemar uma pessoa em seis segundos.
Ministram o curso os instrutores Emival Alves de Oliveira, Aguimar Soares da Silva. De acordo com Emival, serão ensinadas regras para segurança pessoal em áreas de alto risco, bem como para não se tornar uma vítima da violência urbana. “Com certeza, os policiais legislativos vão sair daqui melhor do que entraram.”
Também participaram da solenidade de abertura do curso Ricardo Fernandes, coordenador da Área Operacional da Escola Delegado Antônio Gonçalves; e o chefe da Seção Administrativa da Escola do Legislativo, Hernesto Lins, representando o diretor Carlos Santillo. Ainda o chefe da Divisão de Policiamento, Informação e Controle Operacional da Alego, Clayton Moraes Barros.