Alego desenvolve ações de conscientização no Dia Mundial de Combate à Aids
Com a entrega de laços vermelhos aos servidores e visitantes, a Assembleia Legislativa de Goiás desenvolve ações, nesta terça-feira, 1º, Dia Mundial de Combate à Aids, de conscientização sobre a doença. As atividades fazem parte da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que será aberta oficialmente, às 10 horas, no Auditório Costa Lima, com uma palestra com o tema: “Vida Saudável no Trabalho”.
A realização é da Seção de Serviços Especiais de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt), juntamente com a Divisão de Saúde e Promoção Social, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Diretoria Geral e Secretaria de Recursos Humanos da Alego. O evento tem total apoio da Mesa Diretora da Casa, presidida pelo deputado Helio de Sousa (DEM).
De acordo com o Ministério da Saúde, desde a segunda metade da década de 90 as pesquisas mostram que o tratamento antirretroviral diminui drasticamente a mortalidade por aids e aumenta a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV.
Estima-se quase 37 milhões de pessoas ao redor do mundo com HIV, entretanto menos de 20 milhões estão diagnosticadas, 15 milhões estão em tratamento e apenas 11.6 milhões apresentam supressão viral.
O foco para os próximos anos será a testagem de cada vez maior entre as populações mais vulneráveis ao HIV, integrada à estratégias de prevenção combinadas que devem utilizar, além da camisinha, a PEP (profilaxia pós-exposição), a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.