Ícone alego digital Ícone alego digital

Abertura da 4ª Sipat

01 de Dezembro de 2015 às 11:31
Presidente Helio de Sousa abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e destaca importância do evento.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), fez a abertura da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Casa, na manhã desta terça-feira, 1º, no Auditório Costa Lima. Na oportunidade, ele agradeceu aos servidores pelo trabalho desenvolvido por cada um em 2015 em prol do Poder Legislativo estadual. “Hoje, o servidor da Assembleia tem orgulho de ostentar no peito o seu crachá de identificação”.

Com o tema “Vida Saudável no Trabalho”, a 4ª Sipat tem programação para esta terça-feira (palestra com o tema: “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Pollyane Reis) e se encerra nesta quarta-feira, 02, com as seguintes atividades: Teste de glicemia (jejum 12 horas), aferição de pressão arterial, das 8 às 9 horas; e aulão de ginástica laboral, às 10 horas, no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser. Todas as atividades vão acontecer também no período da tarde.

Em seu pronunciamento na abertura da 4ª Sipat, Helio de Sousa destacou a importância do evento, sobretudo para prevenção de acidentes do trabalho. “O acidente de trabalho pode acontecer a qualquer momento, por isso é muito importante discutir e promover atividades para combatê-lo da melhor forma possível. Inclusive, estamos programando para acontecer a partir de fevereiro do ano que vem atividades de relax para o servidor da Casa”. Na qualidade de médico, Helio de Sousa cumprimentou os organizadores da 4ª Sipat pela inclusão de palestra sobre nutrição. “A alimentação saudável é fundamental para se ter qualidade de vida”.

Helio de Sousa ainda aproveitou o momento para convidar os servidores para a inauguração da iluminação de Natal da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que acontecerá hoje ainda, às 18 horas, no hall de entrada da Casa. “Tivemos um ano de muito enfrentamento, mas, graças a Deus e ao trabalho de cada servidor, conseguimos chegar ao final do ano de 2015 com um saldo positivo sob todos os aspectos. E a nossa expectativa é de que temos condições de fazer muito mais pelo Legislativo goiano em 2016”.

Além de Helio de Sousa, participaram da solenidade de abertura da 4ª Sipat: diretores, gerente do RH, coordenadores de divisões e chefes de sessões, inclusive o diretor geral, Fabiano Gomes, que foi saudado pelo presidente em nome dos servidores da Alego. O objetivo do evento é o de alertar os servidores da Casa para a importância da qualidade de vida no trabalho.

A realização é da Seção de Serviços Especiais de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt), juntamente com a Divisão de Saúde e Promoção Social, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Diretoria Geral e Secretaria de Recursos Humanos da Alego.

A 4ª Sipat teve início nesta terça-feira, 1º, com a Campanha de Combate a AIDS (entrega de laços). Em seguida, aconteceram: a solenidade de abertura e a palestra: “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Pollyane Reis. Ela interagiu com a plateia, deixando evidente a importância de diminuir o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, de fazer uma alimentação balanceada e variada, de preferência dividida em cinco vezes/dia, inclusive experimentando novos alimentos. Destacou também a importância do exercício físico, do descanso e do relacionamento, sobretudo para combater o estresse. A mesma palestra será ministrada no período da tarde, às 15 horas.

Na quarta-feira, 02, a 4ª Sipat tem sequência com o teste de glicemia (jejum 12 horas) e aferição de pressão arterial, das 8 horas às 9 horas; aulão de ginástica laboral, às 10 horas. As duas atividades serão repetidas no período da tarde, às 14 horas e 15 horas, respectivamente.

Coordenador do Sesmt, o engenheiro do Trabalho, Francisco Edison, que também coordenou a abertura da 4ª Sipat, explicou que o objetivo do evento é alertar os servidores para a importância da qualidade de vida no trabalho. Segundo ele, tarefas que exigem mais esforço mental e menos esforço físico acabam mudando o perfil das doenças. “Atividades que exigem controle de tempo e produção, por exemplo, acabam deixando o servidor tenso e ansioso, o que pode causar estresse e até a depressão”, alerta o chefe do Sesmt.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.