Ícone alego digital Ícone alego digital

Visita ao Hugol

04 de Dezembro de 2015 às 14:36
Presidente Helio de Sousa acompanhou Marconi Perillo e o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, em visita ao Hugol, nesta sexta-feira.

O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (DEM), acompanhou durante a manhã desta sexta-feira, 4, a visita do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), a convite do governador Marconi Perillo (PSDB).

Helio de Sousa disse que o Hugol é uma unidade hospitalar de referência, que deve se tornar modelo para o País. De acordo com ele, que é médico, o hospital tem sido frequentemente visitado por autoridades de outros Estados, que buscam conhecer o funcionamento das unidades de saúde de Goiás.

O governador Marconi Perillo ressaltou que os resultados positivos desse projeto estão sendo muito satisfatórios e extensivos a todas as unidades de Saúde de grande e médio porte do Estado.

“Estamos no hospital mais novo. Mas poderíamos fazer um sorteio entre as 17 unidades do Estado para levá-los a qualquer um deles. A única exceção é o Hospital de Medicina Alternativa, que estamos chamando a OS agora. Todos os outros são administrados por Organização Social e há um atendimento satisfatório do cidadão. Estamos praticando a saúde humanizada em Goiás”, destacou.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou que vai levar o modelo goiano de gestão da saúde pública pelas Organizações Sociais (OS) para ser discutido e implementado em Brasília (DF). “É um modelo inteligente e eficiente de gerir a Saúde. Vamos levá-lo para ser discutido em Brasília”, afirmou Rollemberg, acompanhado por uma comitiva de quatro deputados e dois secretários.

A equipe do DF é a 13ª a visitar as instalações dos hospitais goianos geridos por OS apenas neste ano. Os governadores do Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Sergipe, entre outros, estivem nas principais unidades de saúde e já formulam projetos baseados no modelo de Goiás.

Estrutura

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está localizado na região Noroeste de Goiânia. Conta com seis andares, numa área construída de 71.165 metros quadrados, com 510 leitos totais, sendo 86 de UTI.

Como parte da Rede Hugo, o Hugol terá acesso regulado, com leitos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), via Central de Regulação de Goiânia, que promoverá a avaliação dos casos e encaminhamento de pacientes. Esse procedimento será feito pelo Samu, Siate e Central de Regulação, conforme acordo entre as secretarias de Saúde do Estado e de Goiânia, e a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), Organização Social que administrará a unidade.

Quem mora no interior também seguirá o sistema de regulação para ter acesso ao Hugol. O hospital atenderá preferencialmente os habitantes dos municípios da região Oeste do Estado, que compõem as regionais de saúde da cidade de Goiás, Iporá e São Luís de Montes Belos.

Na construção do Hugol, foram aplicados R$ 263 milhões, do Tesouro Estadual. A unidade conta com nove grupos geradores e aquecimento solar, e tem uma central de resíduos, com triturador de lixo e autoclave e uma subestação de energia com capacidade 4.500 Kw.

O novo hospital da rede própria da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás abriga a única unidade de queimaduras do SUS em Goiás, além de prestar atendimento de urgência em cardiologia, traumatologia pediátrica, banco de sangue próprio e clínica médica e cirúrgica com total de 16 especialidades.

 

*Com informações do Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.