Assembleia realiza sessão pelo Dia Internacional do Voluntariado nesta 2ªfeira
Por proposta do presidente Helio de Sousa (DEM), a Assembleia Legislativa de Goiás, realizou na manhã desta segunda-feira, 7, sessão solene extraordinária em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado. Mais de 50 entidades e voluntários receberam certificado em menção aos relevantes serviços prestados a sociedade e ao Estado de Goiás. O evento aconteceu no Plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos o autor da proposta, deputado Helio de Sousa, juntamente com a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama do Estado, Valéria Jaime Peixoto Perillo; a vice-presidente da OVG, Fabrina Muller Figuerêdo; o assessor parlamentar Olivar Vieira de Sousa Júnior, representando o senador Wilder Morais (PP); o superintende executivo da Administração Penitenciaria, coronel Edson Costa Araújo e a diretora geral da OVG, Eliana França.
Também participaram da solenidade os tucanos, deputado José Vitti e a vereadora de Goiânia Cristina Lopes Afonso. O deputado José Vitti assumiu o exercício da presidência dos trabalhos durante a entrega de certificados feita pelo deputado Helio de Sousa às personalidades e entidades.
Em seu discurso, o deputado Helio de Sousa destacou a importância em comemorar a data, em valorizar e reconhecer o trabalho das pessoas que atuam em favor do próximo, principalmente da criança e do adolescente.
“Jesus Cristo foi um voluntário. Sempre acompanhei a história, quando em 30 de outubro de 1937, Ambrosina Coimbra Bueno criou o voluntariado no Estado de Goiás, com o espírito artesanal ao dar as famílias enxovais e cestas”, citou o presidente.
O parlamentar ressaltou ainda a implantação da Casa de Apoio de Goianésia, uma das pioneiras no serviço de conceder apoio físico aos pacientes em tratamento de enfermidades na Capital. Disse que acompanhou de perto o trabalho de dona Marilda Fontoura de Siqueira, ex-primeira dama daquele município, e que até hoje conversa muito com ela, com quem mantém uma amizade de longa data.
De acordo com o presidente da Assembleia, a experiência de ter sido o coordenador geral da Organização das Voluntárias de Goiás se tratou de um período muito gratificante, principalmente na fundamentação de um sonho, a instalação do CRER. Lembrou que deve essa oportunidade à primeira dama Valéria Perillo e ao governador Marconi Perillo que o convidaram para o cargo. "Foi um dos momentos mais interessantes da minha vida profissional", afirmou.
O deputado encerrou a sua fala destacando que a homenagem é simples como a maneira em que o voluntariado auxilia e beneficia as pessoas que mais necessitam de ajuda.
O pastor José Manoel Gonzalez, da Igreja Universal, falou em nome de todos os voluntários durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado.
Segundo o pastor, a atuação do voluntariado na sociedade, principalmente em locais onde os necessitados se encontram em situação de vulnerabilidade social é muito importante.
“O voluntário está presente, nas creches, nos hospitais, nos presídios, onde ninguém quer estar. Para mim, o maior voluntário de todos foi Jesus e seus exemplos. Por isso destaco a importância dessa homenagem”, declarou o religioso.
Afirmou também que a maior alegria do voluntário é poder ajudar os necessitados e cita o exemplo das pessoas que adentram os presídios para auxiliar os apenados pela Justiça e aproveitou o momento para parabenizar os voluntários que atuam em Goiás no exercício do segundo mandamento.
A presidente da Organização das Voluntárias de Goiás – OVG, Valéria Jaime Peixoto Perillo fez o uso da palavra e enalteceu o trabalho voluntario da OVG e de todo o voluntariado do Estado de Goiás.
De acordo com a primeira dama, o voluntariado se trata de um belo trabalho e somente acrescenta à sociedade com a ação benéfica a quem precisa.
“Existem muitos voluntários que não querem aparecer e não estão aqui nesta sessão. Essas pessoas fazem um verdadeiro trabalho de formiguinha, então precisamos unir essas pessoas e tentar trazer outros que querem doar o seu tempo para mudar o mundo de alguém”, ressaltou a presidente da OVG.
Para Valéria Perillo, o papel do voluntário, que faz essa doação constante, precisa ser reconhecido e estimulado a partir de ações. Disse ainda que o Centro Goiano de Voluntários capacitou neste ano mais de 14 mil voluntários.
Ao encerrar a sessão solene, o presidente Helio de Sousa destacou o trabalho da servidora da Casa, Maria Amélia Amaral, que realiza campanhas beneficentes, em um trabalho voluntário em favor dos pacientes do Hospital Araújo Jorge. O democrata reconheceu a dedicação de Maria Amélia pela causa das pessoas mais necessitadas.