Demandas de Caldazinha
Por iniciativa do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC), a Câmara Municipal de Caldazinha foi palco de audiência pública que discutiu as demandas e potencialidades da cidade. Na ocasião, representantes dos 3.624 munícipes apresentaram ao parlamentar problemas relacionados à desemprego, segurança pública, educação e sugestões que visem estimular a economia local.
O evento também serviu para formalização de um documento que será encaminhado à Governadoria pelo Legislativo goiano em parceria com o Executivo de Caldazinha e a Câmara de Vereadores. O objetivo deste, conforme Simeyzon, é intermediar a construção de um polo empresarial na cidade, em um terreno de propriedade do Governo. A solicitação foi feita em 2013 pela prefeitura e se encontra em trâmite na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
Conforme o parlamentar, esta iniciativa fomentaria a economia local por meio da geração de empregos diretos e indiretos e diminuiria a ocorrência de problemas sociais como a violência. “Onde as oportunidades de trabalho são poucas, vem o oportunismo do tráfico de drogas, por exemplo. Não tenho dúvida de que a construção deste polo empresarial é fundamental para levar desenvolvimento econômico e social à Caldazinha e combater a sua desigualdade social”, enfatizou.
No que tange à Segurança Pública, também foram apresentadas algumas demandas pontuais, como aumento de efetivo de Polícia Militar e Civil e aquisição de viatura para patrulha urbana e rural. Para estas solicitações, Simeyzon se comprometeu em abrir diálogo com a Secretaria de Segurança do Estado e viabilizá-las por meio de emenda parlamentar no próximo ano.
Na ocasião, também foram apresentadas reivindicações na área da Educação, como a necessidade de uma van escolar para atender alunos da zona rural e recursos para a reforma das escolas. Neste sentido, Simeyzon informou que faz parte de suas emendas parlamentares cheques-reforma destinados ao município e que estes chegarão até o fim do ano. Ainda por esta demanda, o deputado disse que marcará uma reunião com a secretária de Educação, para viabilizar possibilidades deste tipo de melhoria.
Turismo Ecológico Rural
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Caldazinha, Denise Ferreira, apresentou ao deputado Simeyzon uma sugestão que se efetivada, segundo ela, trará mais desenvolvimento econômico para a cidade, região e para o Estado de Goiás. Ela informou que é coordenadora do “Território Estrada de Ferro”, um Conselho Territorial composto por 14 municípios que foi instituído há cerca de três anos.
De acordo com Denise, a partir da formação deste Conselho foi criado um fórum de discussões permanentes para desenvolver iniciativas que envolvam agricultura familiar e turismo rural. Neste sentido, o atual objetivo deste grupo é colocar em funcionamento uma Maria Fumaça para circular na antiga estrada de ferro em um circuito que tem origem em Goiânia e se encerra em Caldas Novas.
“A ideia é envolver as propriedades rurais e a agricultura familiar para que a gente tenha condição de oferecer renda para os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, envolver essas comunidades e fazer esse aproveitamento do turismo das propriedades rurais no potencial turístico que elas têm”, explicou a secretária.
Ao ouvir a sugestão, Simeyzon se comprometeu em realizar audiência pública na Assembleia Legislativa para unir forças para que o projeto seja levado adiante. "Vamos abraçar esse grupo e fazer uma ação estratégica para procurar viabilizar essas ações”, disse.
Autoridades presentes
Além do deputado Simeyzon, a mesa que comandou os trabalhos foi composta pelo prefeito do município, Edimon Borges de Oliveira (PT) e pelo segundo secretário do Legislativo de Caldazinha, vereador Pablo Araújo Siqueira (PSC), que foi quem propôs a realização desta audiência pública ao parlamentar.
Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Finanças da cidade, Carlos Vinhandele (PT); presidente da Câmara, Rafael Teixeira (PMDB); vereadores Reinaldo Bonifácio (PSC) e Jason Alves (PMDB); subcomandante do 27º Batalhão, Major Waldimar; secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Ferreira e secretária de Educação e Cultura, Aparecida Cardoso.
E, ainda: secretário de Administração, Simão Dias; secretário de Assistência Social, Amauri Mazzolene; secretário de Transportes e Obras Públicas, Renivan; e o coordenador da Atenção Básica, Renner Francisco, que representa a secretária de Saúde, Fernanda Porto.