Mérito Legislativo
Por iniciativa do deputado Mané Oliveira (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou, na noite desta segunda feira, 7, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a cinco personalidades goianas pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade teve lugar no Plenário Getulino Artiaga da Casa.
São merecedores dessa honraria cidadãos que prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado, colaborando na busca do aprimoramento das atividades desenvolvidas em defesa de Goiás. A medalha faz alusão ao governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital goiana.
A abertura da solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro.
“Não vou fazer discurso, vou falar dos meus cinco amigos que estão aqui para receber essa honraria, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. Essas cinco pessoas que escolhi, cada uma delas tem uma pequena história comigo”, frisou.
Segundo o parlamentar, os homenageados que recebem a maior honraria do Poder Legislativo goiano, nesta noite, contribuem com talento e dedicação para o desenvolvimento do Estado em áreas distintas como Esporte, Saúde, Religião, Jornalismo e Comunicação.
Mané saudou cada homenageado: o médico Fernando Ferro da Silva; o empresário Hailé Selassié de Goiás Pinheiro; o Padre Jesus Flores; o promotor de eventos Vasco José Mota e o radialista e jornalista Helton Lenine Oliveira.
Em suas considerações finais, o deputado Carlos Antonio, que presidiu a sessão, evidenciou qualidades do colega parlamentar. “Nesse ano de convivência com o nobre colega, vi que ele tem honestidade, companheirismo e acima de tudo inteligência e competência para defender os goianos nesta Casa. Parabéns!”, finalizou.
Agradecimento
“Ao entregar a Medalha Pedro Ludovico Teixeira a cinco personalidades, a Assembleia reconhece a importância e a qualidade dos trabalhos que cada um presta à nossa sociedade”, destacou o homenageado Helton Lenine.
Helton enalteceu a trajetória da vida pública e pessoal do deputado Mané de Oliveira. “Mané chegou a essa Casa para ser a voz das ruas. Mané é a expressão de que não devemos nos abater frente à força dos adversários”, acrescentou.
Os homenageados:
Dentre os homenageados está o editor do jornal "Diário da Manhã", Helton Lenine Oliveira. Natural de Formosa (GO) é radialista e jornalista. É funcionário aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já trabalhou em grandes jornais do Brasil, foi presidente do Clube dos Repórteres Políticos, assessor de Imprensa, secretário municipal de Comunicação das Prefeituras de Anápolis e Aparecida de Goiânia.
Também receberá a Medalha o promotor de eventos Vasco José Mota. Natural de Araguari (MG), criador da empresa Vasco Produções. São 38 anos em Goiás realizando eventos sociais, culturais e esportivos, como o Troféu Pequi - Os Melhores do Ano em Goiás, Troféu Mulher, Troféu Pedra Brilhante entre outros.
Médico cirurgião-geral e urologista, Fernando Ferro da Silva é natural de Goiânia, graduado em Medicina pela UFG, pós-graduado em Auditoria em Serviços de Saúde, atendeu como urologista no Hospital e Maternidade Casa Jardim, foi coordenador de Captação Renal e de Residência Médica em Urologia na Santa Casa de Misericórdia, entre inúmeros outros trabalhos.
Padre Jesus Flores é formado em Filosofia e Teologia, conselheiro extraordinário dos Redentoristas, um dos fundadores da Rede Católica de Rádio. Jornalista em Goiás ,desde o final da década de 70 vem usando sua voz em defesa da Justiça, democracia e da cidadania.
O esportista Hailé Selassié de Goiás Pinheiro é natural de Itaberaí (GO), presidente do Conselho Deliberativo do Goiás Esporte Clube. Aos 26 anos assumiu a presidência do clube e só saiu no início de 1970, afastado por divergências políticas, retornando em 1981, ocupando o cargo de presidente do Conselho Deliberativo, onde está até os dias atuais. São mais de 50 anos de sua vida dedicados ao Goiás Esporte Clube.
Mesa da Solenidade
Participaram do evento, compondo a Mesa diretiva dos trabalhos, o deputado Carlos Antonio (SD), no exercício da presidência; a assessora especial do gabinete do governador, Lamis Cosac, representando o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB); o assessor parlamentar Paulo Carneiro, representante do senador Wilder Morais; o superintendente do Desporto Educacional, Maurício Roriz, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Aldair Novato Silva; o diretor social do Goiás E. C, Aledino Montes e o jornalista da TV Brasil Central, Manoel Filho.