Professor lamenta falta de condições físicas dos colégios estaduais
O professor Wanderson Ferreira Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG-GO), ocupa a tribuna neste momento para ministrar a segunda palestra do Fórum Estadual de Educação de Goiás com o tema: “As OSs em Debate”.
Conforme o professor, as escolas e colégios do Estado não possuem as mínimas condições físicas para os alunos e ainda não há valorização profissional para os professores e demais componentes do sistema de educação.
“Eu cheguei a tirar dinheiro do meu bolso para pagar o conserto das tabelas de basquete, fiz isso várias vezes. Mas nessas escolas nunca faltam as placas com os dizeres de escola em período integral e da prática de valorização dos profissionais da educação”, reclama o educador.
De acordo com Wanderson Alves, a prática da valorização profissional, por meio do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] está apenas no papel e nas placas publicitárias.
O professor afirma que atualmente os fatores estão invertidos no Estado de Goiás, quando se coloca que a falta de estrutura física e valorização profissional dos educadores é culpa dos professores. Sobre a solução desses problemas ter como única saída a implantação da gestão por meio da privatização das organizações sociais, ele classifica como infundada.
O evento é proposto pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) em parceria com o Sintego. O encontro tem lugar no Auditório Costa Lima da Casa.