Helio de Sousa luta há oito anos pelos direitos dos radioacidentados do Césio 137
O autor da audiência pública que está debatendo a alteração da lei que beneficia os irradiados e contaminados pelo césio 137, através do projeto de lei nº 14226/02, o deputado Helio de Sousa (DEM) disse que longos 28 anos se passaram do acidente radioativo e ainda são encontradas vítimas do grave acidente, sem assistência.
Para o presidente da Alego os ex-servidores do Crisa que foram responsáveis pela descontaminação dos rejeitos radioativos do acidente são verdadeiros heróis que arriscaram a própria vida, pagando um preço alto. “Vocês, vítimas do césio 137, foram discriminados pelo próprio país. O acidente radioativo mais grave da história do Brasil passou e passa despercebido pelas autoridades e sociedade”, concluiu.
Na reunião, o deputado Helio de Sousa pediu aos ex-funcionários para se organizarem e entregarem à ele um documento com as reinvindicações que precisam ser feitas e assim ser entregue ao Governador Marconi Perillo (PSDB).
Helio adiantou alguns tópicos importantes para serem debatidos na carta, como; reconhecimento dos radioacidentados não contemplados com a pensão; proteção as famílias das vítimas e direito de pensão para os herdeiros das famílias envolvidas.
Os integrantes da Associação agradeceram o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa, pela luta constante há mais de oito anos fazendo a intermediação das reivindicações da entidade junto ao Poder Executivo.