Ícone alego digital Ícone alego digital

Vítimas do Césio 137

08 de Dezembro de 2015 às 11:30
Crédito: Y. Maeda
Vítimas do Césio 137
Presidente Helio de Sousa realiza audiência com vítimas do acidente radioativo
Em audiência, vítimas do césio 137 formalizam reivindicações que serão entregues por Helio de Sousa ao Governo de Goiás.

Após receber no gabinete da presidência, por diversas vezes, as vítimas do césio 137, o deputado Helio de Sousa (DEM) realizou na manhã desta terça-feira, 8, audiência pública com os integrantes da Associação dos Contaminados, Irradiados e Expostos ao Césio 137 (Aciec), para um debate sobre assuntos de interesse das vítimas do acidente radioativo, ocorrido em Goiânia em 1987.

Além do parlamentar participaram do evento o presidente da Aciec, João de Barros Magalhães, e o suplente da entidade, Natércio Ivo da Paixão. A audiência aconteceu no Auditório Solon Amaral.

João de Barros falou que sua intenção em participar do evento é lutar pela reforma da Lei 14.326, de 2002. "Nos sentimos prejudicados por ela”, afirmou. Na oportunidade ele listou as vítimas do acidente ocorrido em 1987, em seguida foi feito um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Segundo o presidente da Associação, não há igualdade salarial, por isso espera que o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), faça o intermédio com o Governo para o atendimento das reivindicações da categoria.

Para o presidente da Alego os ex-servidores do Crisa que foram responsáveis pela descontaminação dos rejeitos radioativos do acidente são verdadeiros heróis que arriscaram a própria vida, pagando um preço alto.  “Vocês, vítimas do césio 137, foram discriminados pelo próprio país. O acidente radioativo mais grave da história do Brasil passou e passa despercebido pelas autoridades e sociedade”, concluiu.

Em suas considerações finais Helio solicitou aos ex-funcionários que se organizem para entregarem à ele um documento com as reinvindicações que eles consideram necessárias e assim ser entregue ao Governador Marconi Perillo (PSDB).

O parlamentar adiantou tópicos que devem constar na carta como reconhecimento dos radioacidentados não contemplados com a pensão; proteção as famílias das vítimas e direito de pensão para os herdeiros das famílias envolvidas.

“Temos a obrigação de sermos solidários e lutar pelos direitos justos que não foram atendidos”, salientou Helio de Sousa. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.