Simeyzon Silveira propõe regulamentar exercício da profissão de guia turístico
De inicaitiva do deputado Simeyzon Silveira (PSC), tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 4107/15, que regulamenta o exercício da profissão de guia turístico no Estado de Goiás.
De acordo com o projeto, será considerado guia de turismo o profissional que exercer atividades privativas de acompanhar, orientar, transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas ou especializadas, nos termos da Lei Federal nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.
Para tal é necessário que o guia seja cadastrado no "Cadastur", do Ministério do Turismo.
O projeto de Simeyzon estabelece ainda que o guia poderá atuar na qualidade de preposto das agências de turismo em Goiás, quando na prestação de serviços realcionados a recepção, traslados, atendimento de rotina em rodoviárias e aeroportos, e assistência dirigida ao turista ou viajante em casos especiais.
Ainda, de acordo com o projeto, os guias devem ter acesso gratuito aos pontos turísticos do Estado, sempre que estiverem no exercício da profissão.
O deputado argumeta que com o crescimento do turismo e a importância deste setor para a economia faz-se necessário primorar o serviço prestado pelo guia, de tal sorte que este profissional seja capaz de tornar a experiência do turista mais segura pelas orientações e informações que oferece sobre passeios, roteiros, lugares para desfrute de boa gastronomia e acesso à compras de um modo geral.