Homenagem
Assembleia Legislativa homenageou, durante sessão especial da noite desta quinta-feira 10, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa foi do deputado Renato de Castro (PT) e aconteceu no Plenário Getulino Artiaga da Casa.
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Casa, deputado Renato de Castro, afirmou que o tema Direitos Humanos tem sido debatido por várias vezes em audiências públicas e atividades que a pasta desenvolve.
Para ele, a oportunidade é relevante para reconhecer o empenho e dedicação daqueles que defendem os Direitos Humanos.
Homenageado, o ex-deputado estadual Mauro Rubem (PT) também discursou e logo em suas primeiras considerações rendeu saudações ao colega Renato de Castro pela coragem em assumir a Comissão, o que considera uma tarefa muito difícil.
“Direitos Humanos é reconhecer o ser humano na sua particularidade, na sua cultura, nas suas opções. Direitos humanos é uma necessidade básica como respirar”, destacou.
O homenageado Edilson Divino de Brito, que é chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, alertou que a população está carente de inteligência emocional e precisa ter com o próximo uma razão sensível. “Somos todos uma família interligada”, acrescentou.
Homenageados
Cinco personalidades recebem a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, outras treze receberam o Certificado de Honra ao Mérito.
A honraria é concedida à cidadãos que prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado, colaborando na busca do aprimoramento das atividades desenvolvidas em defesa de Goiás. A medalha faz alusão ao governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital goiana.
Receberam a Medalha o advogado, José Eduardo Barbieri; a defensora pública Gabriela Hamdan; o ex-deputado, Mauro Rubem; sargento da Polícia Militar, Joalcema Rodrigues Antunes; sargento da Polícia Militar Airton Alves de Sousa.
O Certificado de Honra ao Mérito foi concedido para: Cristina Lopes Afonso – vereadora; delegada Adriana Sauthier Accorsi - deputada estadual; Deocleciano Lemos Calácio, policial civil; Edilson Divino De Brito - chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária; Euripedes Clementino Ribeiro Junior - Escritor do livro Direitos Humanos e Enfrentamento da Tortura no Brasil; Fabio Fazzion - defensor dos Direitos Humanos; Fabrício Silva Rosa - presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal; Marina Pignataro Sant’anna - ex-deputada federal e advogada.
E ainda: Marlos Tiano Almeida Ribeiro – ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO e advogado; Onaide Santillo - superintendente de Direitos Humanos da Secretaria Cidadã; Pedro Sérgio Dos Santos -diretor da Faculdade de Direito – UFG; Pedro Wilson Guimarães - ex-Prefeito de Goiânia e Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas; Símaro Suail Jordão - presidente do Comitê Estadual de Prevenção e de Combate à Tortura em Goiás e empresário.
Autoridades
Fizeram parte da Mesa o deputado estadual Renato de Castro, no exercício da presidência; a secretária de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges de Moura, representante do Governador de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Junior; o secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, professor Pedro Wilson Guimarães, representante do prefeito Municipal de Goiânia, Paulo Garcia.
Também participaram do evento representando a Câmara Municipal de Goiânia, Vereadora Cristina Lopes Afonso; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho; o assessor parlamentar Vanderley Correto, representando o senador da República Wilder Morais.