Deputado Charles Bento avalia como positivo o ano legislativo de 2015
Líder do PRTB na Assembleia Legislativa, o deputado Charles Bento faz uma avaliação das atividades do Poder Legislativo estadual neste primeiro ano da 18ª Legislatura. “Apesar das turbulências políticas e econômicas, conseguimos contribuir efetivamente para a governabilidade do Estado, não só apoiando as iniciativas felizes da Governadoria, como também com aprovação de projetos de leis interessantes de iniciativa parlamentar. Nós mesmos fomos responsáveis por alguns destes.”
Charles Bento manifestou otimismo com relação as perspectivas política e econômica para esse ano. “Sou um otimista por natureza, mas acredito que as coisas só vão melhorar mesmo a partir do segundo semestre de 2016. Para tanto temos que nos conscientizar das nossas responsabilidades individuais, tais como participar ativamente da vida política do Estado e do País e procurar gastar com parcimônia, ou seja, dentro daquilo que o vencimento mensal de cada um permite.”
O deputado avaliou positivamente também as medidas adotadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), com vistas a uma maior transparência do Poder Legislativo.
“Tudo que vem para tornar clara a atuação do Parlamento goiano para a população é muito bem-vindo. A implantação do ponto eletrônico, bem como do Portal da Transparência, contribuiu bastante para melhorar a imagem da Assembleia perante a opinião pública, que passou a ser mais respeitada”, considera o deputado.
Ele diz que é natural o embate caloroso este ano entre oposição e situação, que geraram até ações junto ao recém-criado Conselho de Ética. “A gente tem discussão calorosa até dentro de casa, imagine numa Casa com 41 parlamentares com ideias diferentes. Mas o debate é salutar e acaba prevalecendo sempre o bom senso. Espero que possamos punir exemplarmente todo aquele deputado que ferir o decoro parlamentar da Casa.”
Avaliou também que a crise política e econômica do país pode, sim, se transformar numa crise institucional. “Nesse Brasil de hoje tudo é possível, mas espero sinceramente que os brasileiros se unam fortemente contra a corrupção, com vistas a pelo menos diminuir essa crise econômica que tem afetado a maioria da população brasileira, com alguns passando até fome, literalmente.”
Charles Bento reconhece que, apesar dos esforços do presidente Helio de Sousa e da maioria dos deputados, a Assembleia ainda não vai conseguir deixar a imagem dela desejada pela população goiana nesse final de 2015. “A questão do funcionário fantasma foi ruim, mas acredito que, apesar dessa política vexatória em nível nacional, conseguimos avanços importantes com vistas ao resgate da imagem do Poder Legislativo estadual perante a sociedade goiana”.
O líder do PRTB deixa uma mensagem de otimismo para 2016 e diz ter certeza de um ano melhor, mas para isso, coloca, o cidadão goiano vai ter que participar mais efetivamente da política para fazer críticas realmente construtivas.
"O eleitor, sobretudo, vai ter consciência na hora de votar, separando o joio do trigo. Neste final de 2015, podemos dizer que 'entre mortos e feridos salvaram-se todos', mas em 2016 que possamos concluir o ano com a frase Até aqui nos ajudou o Senhor”, diz Charles Bento.