Deputados analisam criação da Semana de Prevenção e Combate à Doença Renal
Estima-se que 10% da população mundial sofra de algum tipo de problema renal. O problema se agrava com os anos, por isso, um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com mais de 65 anos desenvolvem doença renal crônica.
Preocupado com essa doença silenciosa, que acomete cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) propôs um projeto de lei que visa instituir a Semana de Prevenção e Combate à Doença Renal em Goiás. Realizada anualmente na primeira semana do mês de março, ela teria como objetivo conscientizar a população sobre a doença, por meio de ações do Poder Executivo, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Essas, elaborariam seminários, aulas, palestras, concursos, cartazes e outras mídias para estimular o diagnóstico precoce e criar perspectivas de interrupção ou de diminuição da perda da função renal.
O projeto de nº 4155/15 tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, sob a relatoria do deputado Santana Gomes (PSL).