Homenagem ao Jornal Opção
A Assembleia Legislativa de Goiás homenageia o "Jornal Opção" na noite desta segunda-feira, 14. A solenidade é uma comemoração aos 40 anos do semanário, completados neste mês de dezembro. O "Jornal Opção" tem estrutura semelhante a uma revista semanal e prima pelo conteúdo analítico, principalmente dos fatos políticos e econômicos.
Proposta do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), o evento terá início às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga da Casa.
A cerimônia deve contar com a presença de importantes autoridades do Estado, além do fundador e diretor responsável do semanário, Herbert de Moraes, bem como da diretora executiva e editora política, Patrícia Moraes Machado.
Trajetória
Em 1975, no dia 21 de dezembro, um domingo, foi lançado em Goiânia o “Jornal Opção”, dirigido por Herbert de Moraes, tendo como editor José Luiz Bittencourt Filho, redatores Anatole Ramos e Haroldo de Britto e um conselho de colaboradores constituído por Antônio José de Moura, Carlos Velez, Geraldo Luccas, Joaquim Rosa, Lourival Batista Pereira, Marco Antônio da Silva Lemos e Reynaldo Rocha.
Quatro anos depois transformou-se em diário, com a mesma direção, sendo redator-chefe Carlos Alberto Safadi e numeroso grupo de redatores, entre eles Antônio Carlos Moura (mais tarde eleito deputado estadual pelo PT e prematuramente falecido) e Jayro Rodrigues. Deixou de circular por alguns anos e voltou a ser publicado na década de 1990, tendo como editor Herbert de Moraes.
Em seguida, a partir de 1993, Euler de França Belém assumiu como editor-chefe, permanecendo Herbert de Moraes como diretor responsável e José Maria e Silva como redator-chefe. Nanci Guimarães de Melo Ribeiro é a diretora financeira. Em seguida, Patrícia Moraes Machado, formada em jornalismo em São Paulo e com especialização no jornal espanhol “El País”, se tornou diretora-editora-executiva e editora de política.
Atualmente, Elder Dias é redator-chefe, Cezar Santos e Marco Nunes Carreiro são editores assistentes, Yago Alvim é editor de Cultura e Rafael Veras é editor de arte.