Projeto que regulamenta exercício da profissão de guia turístico é aprovado na CCJ
Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), durante reunião desta terça-feira, 15, no Auditório Solon Amaral, matéria de nº 4107/15, de iniciativa do presidente da Comissão de Turismo da Casa, deputado Simeyzon Silveira (PSC). O projeto de lei regulamenta o exercício da profissão de guia turístico no Estado de Goiás.
De acordo com a propositura, será considerado guia de turismo o profissional que exercer atividades privativas de acompanhar, orientar, transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas ou especializadas, nos termos da Lei Federal nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. Para tal é necessário que o guia seja cadastrado no "Cadastur", do Ministério do Turismo.
Na matéria, o deputado justifica que, com o crescimento do turismo e a importância deste setor para a economia, faz-se necessário aprimorar o serviço prestado pelo guia. O intuito, segundo Simeyzon, é que este profissional seja capaz de tornar a experiência do turista mais segura pelas orientações e informações que oferece sobre passeios, roteiros, lugares para desfrute de boa gastronomia e acesso à compras de um modo geral.