Terminam as oitivas na CPI que apura violação dos direitos de crianças
Representantes dos municípios de Planaltina e Morrinhos foram os últimos a se pronunciarem sobre os problemas de trabalho infantil, na CPI de Violação do Direito da Criança e Adolescente. A coordenadora das ações estratégicas do Peti, Jeanne Cristine Soares Moura, a coordenadora de programas e projetos Roberta Silvia Nunes Leite responderam aos questionamentos da CPI.
“Utilizamos os recursos de mobilização e de conscientização para fazer o diagnóstico e mapeamento do trabalho infantil. Provocamos a sociedade para tentar localizar essas crianças, principalmente no trabalho doméstico e na agricultura. Fizemos o primeiro fórum de combate ao trabalho infantil no dia 12 de julho, com palestras e conscientização para as famílias”, afirmou Roberta Silvia Nunes Leite, de Planaltina.
Já o município de Morrinhos esteve representado pela Educadora Social do Cras Adriane Bueno Elias e pela coordenadora das Ações do Peti, Dalva Divina Silva Barbosa.
“Nós temos trabalhado com conscientização. A cidade tem crianças trabalhando, mas é difícil identificar. Os principais locais que absorvem esse trabalho são borracharias, lava a jatos e em residências", disse Dalva Barbosa.
Segundo ela, tem sido feito trabalho de conscientização e divulgação de informação. "Fizemos, também, o primeiro fórum no dia 23 de outubro, com palestra com auditora fiscal sobre o direito da criança. E na semana da criança fizemos festas para as crianças, com informações sobre o direito ao lazer."