Helio de Sousa inicia sessão extraordinária fazendo um comunicado
Logo após abrir a sessão extraordinária dessa quarta-feira, 16, o presidente Helio de Sousa (DEM) fez um pronunciamento aos colegas. O parlamentar admitiu que as últimas sessões estão correndo desamparadas pelo Regimento Interno, e que a flexibilidade dada pela Mesa Diretora aos deputados, para falarem a qualquer momento, sobre qualquer assunto, têm atrapalhado os trabalhos. Ele prometeu ficar mais rígido quanto ao conteúdo assim que as Discussões Parlamentares, (Grande Expediente) voltarem a ocorrer. Ultimamente, essa parte da sessão têm sido cancelada para possibilitar reuniões das Comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação.
Helio de Sousa também prometeu cumprir o Regimento no que tange a manifestação de cidadãos nas galerias da Casa. Na sessão dessa tarde, por exemplo, alguns parlamentares tiveram a fala prejudicada, devido à intensa manifestação dos presentes. Para evitar que o fato ocorra outras vezes, o presidente afirmou que suspenderá a sessão até que o auditório seja evacuado, quando houver excesso, para garantir o prosseguimento dos trabalhos.
Parlamentares que também se excederem ao falar de seus pares ou de outras pessoas de respeito também causarão a suspensão da sessão. “Busco resguardar os deputados no exercício de suas funções. Essa Casa tem que ser respeitada, e se não houver respeito nem entre nós, certamente não haverá respeito da opinião pública”, finalizou.