Gustavo Sebba propõe criação de Comissão de Profilaxia de Tromboembolismo
No retorno dos trabalhos parlamentares, previstos para dia 15 de fevereiro, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) analizará o projeto de lei nº 4303/15, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que cria a Comissão de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso – TEV – nos hospitais públicos e privados do Estado de Goiás.
“O Tromboembolismo Venoso – TEV – é importante causa previsível de morte em pacientes internados clínicos e cirúrgicos. A sua incidência é muito maior do que quando percebido clinicamente, sendo que cerca de 50% a 60% dos casos são assintomáticos ou oligossintomáticos, o que dificulta muito a sua percepção e o seu diagnóstico”, coloca Gustavo Sebba, ao justificar sua iniciativa.
E acrescenta: “Em pacientes clínicos vários fatores influenciam essa incidência, tais como idade, mobilidade reduzida, patologias de base, tromboembolismo prévio etc.. A incidência é de 15% a 20% em pacientes sem profilaxia. A profilaxia de TEV é uma medida simples, mas extremamente eficaz para melhorar a segurança e a qualidade do atendimento dos nossos hospitais”.