Gustavo Sebba propõe Dezembro Vermelho para reforçar ações de prevenção a aids
De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), começou a tramitar na Casa o Projeto de Lei nº 4307/15, que institui em Goiás o mês “Dezembro Vermelho”, dedicado a ações de prevenção contra o vírus HIV, causador da aids. “O Dezembro Vermelho vai servir para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus”, diz o parlamentar em suas justificativas.
De acordo com o deputado, as ações propostas visam atingir a população em todas as faixas etárias. O objetivo é “mobilizar e inspirar a sociedade para alcançar uma visão compartilhada de redução de novas contaminações pelo HIV e zerar o preconceito que ainda é muito presente e se mostra como um grande entrave para o tratamento".
A proposta de Gustavo Sebba, que é médico, é embasada por informações de departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Ministério da Saúde, de que a discriminação e o estigma são os principais fatores que dificultam a adesão ao tratamento da aids.
“Sugerimos em fixar dezembro como o mês de conscientização social a respeito do HIV/Aids, denominando-o Dezembro Vermelho, no qual abordaremos a prevenção, esclarecimentos, informações sobre a doença e suas formas de transmissão, detecção e tratamento”, diz Gustavo Sebba.
Aprovado preliminarmente em Plenário, o projeto seguiu para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).