Ícone alego digital Ícone alego digital

Ciência e Tecnologia

07 de Janeiro de 2016 às 08:15
Crédito:
Ciência e Tecnologia
Deputado Lucas Calil Comissão Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia
Presidida por Lucas Calil, a Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia originou importantes projetos de lei no ano passado.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Lucas Calil (PSL) fez um balanço dos trabalhos realizados no ano de 2015. Dados colhidos pela equipe técnica da Comissão mostram que foram realizadas 19 sessões ordinárias em 2015.

O deputado disse que através da Comissão teve a oportunidade de realizar audiências públicas para colaborar com o aperfeiçoamento do Bolsa Futuro, idealizando junto à Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, os Polos Tecnológicos Estaduais, e por fim, com a elaboração do maior programa de inovação já visto no Brasil, implantado pelo Governo Estadual, o Inova Goiás.

Calil conta que durante os trabalhos da Comissão pôde extrair ideias que resultaram em projetos de lei importantes, como o que fomenta o uso do gás natural veicular, o que facilita ao consumidor cancelar contratos de serviços de prestação continuada, quando julgar abusivos esses contratos, o que auxilia no bloqueio imediato dos smartphones frutos de roubo e furto, e o que incentiva o uso da energia solar através da instalação de placas fotovoltaicas residenciais.

"Entre outros que tive o prazer de apresentar, sempre visando a melhora na qualidade de vida do povo goiano”, declarou o parlamentar.

Durante as sessões ordinárias a Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia apresentou projetos de leis e propostas para a área tecnológica e desenvolvimento. Projetos de expansão tecnológica e cultural para o Estado foram apresentados nas primeiras reuniões de 2015.

Também foram expostas propostas para a realização de feiras de desenvolvimento tecnológico nas escolas públicas do Estado com o intuito de incentivo de projetos culturais aos adolescentes.

Projetos de lei de autoria de Lucas Calil foram discutidos juntamente com os membros da Comissão. O primeiro projeto foi sobre o bloqueio do IMEI (identidade internacional do equipamento móvel) de aparelhos celulares furtados ou roubados no Estado de Goiás.

O parlamentar também propôs alteração do nome da Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia para denominação de Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Inovação, com as cautelas para a participação do Projeto Inovare.

Lucas Calil apresentou mais um projeto de lei que solicita a isenção do ICMS ao pequeno e médio produtor rural para aquisição de geradores de energia elétrica. Outro tema discutido durante as sessões ordinárias da Comissão foi a redução da maioridade penal e seus reflexos culturais.

Entre as matérias discutidas na Comissão, consta projeto de lei do deputado Luis Cesar Bueno (PT), que autoriza o Poder Executivo a instalar painéis de captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos próprios públicos do Estado de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.