Ícone alego digital Ícone alego digital

Jean propõe suspensão da cobrança de tarifas bancárias em caso de greve

13 de Janeiro de 2016 às 10:13

A partir do dia 15 de fevereiro, com o início dos trabalhos legislativos de 2016, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor vai analisar o processo 3668/15, de autoria do deputado Jean (PHS), que estabelece norma sobre a suspensão da cobrança de tarifa pela prestação de serviços bancários caso o cliente fique impossibilitado de utilizar os serviços, como no caso de ocorrência de greve.

“A presente proposição tem a finalidade de instituir norma de proteção e defesa do consumidor-cliente das instituições bancárias. Pretende-se estabelecer que, em caso de greve dos empregados das instituições bancárias e de impossibilidade do cliente utilizar os canais de atendimento presencial ou pessoal nas respectivas agências, deverá haver a suspensão da cobrança da tarifa mensal paga pelo cliente pelo pacote de serviços”, afirma o parlamentar em suas justificativas.

Jean explica que no pacote de serviço está incluído o valor referente à utilização dos canais de atendimento presencial ou pessoal, por isso não é justo que o cliente seja obrigado a pagar a tarifa mensal do pacote de serviços, quando houver paralisação do atendimento nas agências.

“Registre-se que não se cuida, neste caso, de matéria pertinente ao sistema financeiro nacional, cuja competência para legislar é privativa da União, ao teor do disposto no art. 192 da Constituição da República. A medida prevista nesta proposição tem, sim, a natureza de norma de defesa e de proteção do consumidor, estando tal matéria inserida dentro da competência concorrente prevista no art. 24, inciso VIII, da Constituição da República, legitimando, portanto, a atuação legislativa do Estado-membro”, esclarece o deputado.

O parlamentar frisa que o Banco Central do Brasil editou a Resolução n. 3.919, de 2010, que consolida as normas sobre cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras, mas tal resolução é omissa quanto à questão da cobrança de tarifas em caso de paralisação dos serviços de atendimento nas agências bancárias em decorrência de greve.

Já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a matéria seguirá para votação em Plenário depois de aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.