Projeto institui campanha de prevenção às doenças de hipertensão
O Projeto de Lei n° 3724/15, que institui, no Estado de Goiás, o “Setembro Vermelho" será um dos primeiros a serem analisados pela Comissão de Saúde e Promoção Social, presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), assim que iniciar a sessão legislativa de 2016, em 15 de fevereiro. De autoria do próprio parlamentar, a matéria trata da criação de uma campanha de Prevenção às Doenças de Hipertensão. A matéria teve parecer favorável da CCJ aprovado no final de dezembro.
A Lei, de n° 467, tem como intuito estimular a participação da população, empresas e entidades com o movimento "Setembro Vermelho", que visa a luta contra a hipertensão e diabetes, tendo como objetivo principal divulgar a importância de hábitos saudáveis para a saúde do coração.
A Campanha deverá contar com atividades de sensibilização da população a usar os laços vermelhos, além de fornecer informações simples e de fácil entendimento e exames para aumentar a conscientização sobre esses males.
Durante o mês de setembro, o intuito é divulgar os riscos à saúde e a prevenção à hipertensão e, mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada.
O mês a ser comemorado anualmente passará a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Goiás.
Sobre a doença
No Brasil, a pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil. Em Goiás, doenças do aparelho circulatório são as que mais matam, tendo como fator de risco a hipertensão.
Já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável do relator, deputado Dr. Antônio (PMB), a matéria seguirá para votação em plenário depois de ser analisada pela Comissão de Saúde.