Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto institui campanha de prevenção às doenças de hipertensão

14 de Janeiro de 2016 às 12:43

O Projeto de Lei n° 3724/15, que institui, no Estado de Goiás, o “Setembro Vermelho" será um dos primeiros a serem analisados pela Comissão de Saúde e Promoção Social, presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), assim que iniciar a sessão legislativa de 2016, em 15 de fevereiro. De autoria do próprio parlamentar, a matéria trata da criação de uma campanha de Prevenção às Doenças de Hipertensão. A matéria teve parecer favorável da CCJ aprovado no final de dezembro.

A Lei, de n° 467, tem como intuito estimular a participação da população, empresas e entidades com o movimento "Setembro Vermelho", que visa a luta contra a hipertensão e diabetes, tendo como objetivo principal divulgar a importância de hábitos saudáveis para a saúde do coração.

A Campanha deverá contar com atividades de sensibilização da população a usar os laços vermelhos, além de fornecer informações simples e de fácil entendimento e exames para aumentar a conscientização sobre esses males.

Durante o mês de setembro, o intuito é divulgar os riscos à saúde e a prevenção à hipertensão e, mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada.

O mês a ser comemorado anualmente passará a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Goiás.

Sobre a doença

No Brasil, a pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil. Em Goiás, doenças do aparelho circulatório são as que mais matam, tendo como fator de risco a hipertensão.

Já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável do relator, deputado Dr. Antônio (PMB), a matéria seguirá para votação em plenário depois de ser analisada pela Comissão de Saúde.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.