Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que auxilia alunos quanto a orientação vocacional tramita na Casa

15 de Janeiro de 2016 às 12:48

“Conhecendo as profissões” é a denominação do Projeto de Lei nº 3135/2015, de autoria do deputado Marquinho Palmerston (PSDB), que visa instituir anualmente, na primeira semana de maio, no ensino médio da rede oficial de ensino de Goiás, a Semana Estadual de Orientação Vocacional.

A matéria tem por objetivo esclarecer os estudantes da rede pública a respeito das atribuições e tarefas das várias profissões existentes. A proposta também visa conscientizar sobre o mercado de trabalho e suas demandas, informando ainda sobre as possibilidades de emprego em cada área profissional abordada.

Além disso o "Conhecendo as profissões" pretende esclarecer acerca das áreas de atuação dos profissionais com formação no ensino superior e técnico, bem como informações sobre as instituições públicas e privadas reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação.

As atividades consistirão basicamente, em exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis, facultando ao critério das unidades escolares da rede pública Estadual o convite à especialistas das diversas áreas de formação para proferirem palestras, bem como realizar outras atividades pedagógicas relacionadas com o tema.

De acordo ainda com o projeto, os testes vocacionais gratuitos de que trata a Lei Ordinária Estadual nº 17.574/12 serão realizados no decorrer da Semana Estadual “Conhecendo as Profissões”.

O projeto teve parecer favorável durante a última sessão de 2015, no dia 17 de dezembro. A matéria tramita na Comissão de Educação e em seguida deve ir ao Plenário para votação.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.