Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo é uma das diretorias que compõem a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Os seus principais objetivos são o de aproximar o Parlamento goiano e a comunidade e oferecer suporte conceitual de conteúdo técnico-científico aos deputados e servidores. O seu trabalho é feito em conjunto com as demais diretorias e divisões da Casa.
Em avaliação às atividades realizadas pela Escola durante o ano, o seu diretor, Carlos Henrique Santillo, disse que os projetos estão sendo pensados para que possam contribuir ao máximo na capacitação dos funcionários e parlamentares.
Ele disse, ainda, que a direção da Escola pôde realizar em 2015 um trabalho estratégico pautado em relatórios que puderam identificar demandas da Casa e sistematizá-las. Das atividades realizadas pela Escola do Legislativo, estão seminários, cursos, palestras e treinamentos.
Carlos Henrique ressaltou que “a direção foi incansável na busca por parcerias gratuitas e acordos com outras instituições”, destacando-se visitas ao Congresso, para estabelecimento de parcerias com o CEFOR (Câmara Federal) e ILB/Interlegis (Senado). Ele também informou que “uma das expectativas para o ano de 2016 é construir dentro da própria Assembleia um banco de colaboradores que poderão contribuir com a Escola na multiplicação de vários tipos de conhecimento”.
Dentre os projetos de sucesso realizados pela diretoria, Carlos Henrique destaca o “Escola no Legislativo”, uma ação de educação para a democracia, realizada junto à comunidade estudantil. O diretor explica que a iniciativa estimula a participação consciente dos estudantes, a partir de palestras que colaboram para a aproximação deste Poder com a sociedade.
Outro projeto destacado por ele é denominado “Estagiário Cidadão”, focado na formação da consciência de cidadania e um maior compromisso do estagiário com o seu trabalho na Assembleia Legislativa. Também foi realizado um “Treinamento Contínuo de Qualificação da Polícia Legislativa”, iniciativa direcionada ao quadro de funcionários da Polícia Legislativa, que teve como objetivo uma melhor preparação física e psicológica do agente legislativo em seu trabalho.
Cronograma
Em parceria entre a Escola do Legislativo e o de Grupo Educação Fiscal Estadual de Goiás (Gefe/GO), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), a Assembleia realizará um seminário sobre educação fiscal, com data prevista para o dia 19 de fevereiro. O workshop acontecerá nos turnos matutino e vespertino no Auditório Costa Lima da Casa, com disponibilidade de 180 vagas para cada período.
No dia 22 de fevereiro, das 13h às 18h, realiza-se no Auditório Costa Lima um seminário sobre “Processo Legislativo”. Já no dia 23 de fevereiro, o Parlamento goiano recebe mais uma edição do projeto “Escola no Legislativo”, a primeira deste ano. O evento tem lugar também no Auditório Costa Lima, das 13h às 18h.
Em 26 de fevereiro, será vez do Auditório Solon Amaral sediar a o curso “Regulamentos Administrativos”, das 8h às 18h. No dia 29 de fevereiro, das 8h às 18h, no mesmo auditória, realiza-se o curso de “Finanças Pessoais e Eliminação de dívidas”.
Um curso de “Oratória e Atendimento ao Público” será oferecido no dia 17 de março, das 8h às 18h, no Auditório Costa Lima. Também no mesmo auditório, das 13h às 18h, acontece mais uma edição do projeto “Escola no Legislativo”, com data confirmada para o dia 22 de março.
O seminário sobre “Atividade Parlamentar” e outro sobre “Finanças Pessoais e Eliminação das dívidas” aguardam a confirmação de novas datas para realização.