Virmondes diz que Defensoria Pública na Assembleia amplia diálogo com a sociedade
Em entrevista à Agência de Notícias da Assembleia, o deputado Virmondes Cruvinel (PSD), que está em seu primeiro mandato na Casa, ressaltou quão valorosa tem sido essa experiência para ele. O parlamentar revelou, ainda, o seu ponto de vista sobre os trabalhos desenvolvidos no ano de 2015.
Virmondes destacou a importância das medidas de austeridade adotadas pelo presidente, deputado Helio de Sousa (DEM), as quais, segundo ele, contaram com o apoio de todos os outros 40 parlamentares. Dentre essas ações estão o controle dos servidores por meio do ponto eletrônico e, também, a publicidade das ações do Legislativo goiano no Portal da Transparência.
O deputado fez um balanço positivo dos trabalhos realizados no decorrer do ano. De acordo com ele, um dos pontos assertivos foi o compromisso dos demais colegas com as ações da Casa, em especial ao que tange às atividades do Plenário, que garantiram abertura de todas as sessões ordinárias.
Neste sentido, Virmondes também destacou outros aspectos satisfatórios, como o número pequeno de faltas dos deputados nas sessões plenárias. E, ainda, “um intenso trabalho parlamentar na apresentação de requerimentos, projetos de lei e de realização de audiências públicas, onde diversas pessoas da comunidade puderam estar presentes e deixarem a sua opinião”, disse.
Diálogo com a sociedade
Para 2016, o deputado afirmou que a Assembleia precisa reforçar mais os seus canais de diálogo com a comunidade. A exemplo, ele citou o programa que já é realizado com sucesso na Casa, o “Cidadão Participativo Itinerante”. Conforme Virmondes, “é preciso criar mais canais que deem garantia de que os pedidos das pessoas, as demandas, venham se tornar realidade”.
Nesta perspectiva, o parlamentar disse que pôde colaborar com este anseio ao propor a Helio de Sousa, que fosse implantado um posto da Defensoria Pública no Palácio Alfredo Nasser, sede do Poder Legislativo goiano. A parceria entre os dois órgãos foi selada, oficialmente, no dia 19 de agosto de 2015, com negociações conduzidas por Virmondes entre o defensor público geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, e o presidente Helio.
O deputado anuncia que a iniciativa está prevista para ser iniciada este ano. Para ele, “o diálogo do Parlamento com a sociedade deve ser reforçado com a prestação de serviços, por meio de parcerias e convênios”. Virmondes acredita que medidas como essa reforçam a imagem do Parlamento junto à sociedade e este Poder deixa de ser um espaço de debates e passa, efetivamente, à ação.