Serviço Social da Assembleia programa ações para 2016
O Serviço Social da Assembleia já define o calendário de 2016. Atividades como os tradicionais Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata) estão confirmados. Alertas contra a hipertensão e o diabetes também foram colocadas na pauta. Campanhas odontológicas estão entre as novidades que vêm sendo estudadas e que devem aparecer nos próximos meses.
Para depois do Carnaval, a Seção de Serviço Social já prepara a primeira campanha de doação de sangue do ano. Em 2015, por quatro vezes o ônibus do Hemocentro estacionou na porta da Assembleia para colher sangue dos servidores, que doaram em peso. Neide Fátima comemora as visitas da unidade móvel e fica feliz em pensar que os funcionários da Casa também se engajaram nessa campanha, que teve como objetivo principal fazer o bem a outras pessoas.
Outras ações em 2015
Atendendo determinação do presidente Helio de Sousa, que é médico, a Seção de Serviço Social da Assembleia Legislativa de Goiás realizou diversas campanhas em 2015.
A Seção atua conjuntamente com a Divisão de Saúde e Promoção Social, em duas frentes principais: no atendimento aos servidores que a procuram ou que são encaminhados pelas chefias, por causa de problemas saúde, de frequência ou de ordem socioeconômica; e na elaboração e realização de campanhas e ações de conscientização e prevenção que procuram alcançar todo o quadro de funcionários, aumentando o acesso à informação e colaborando para a melhora da qualidade de vida de cada um.
Na opinião de Neide Fátima de Castro, chefe da Seção de Serviço Social, as campanhas de 2015 devem receber destaque, já que o olhar do Serviço Social estaria cada vez mais voltado a atender as necessidades coletivas dos funcionários, e não somente as pontuais. Como bem diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.
Algumas das campanhas preventivas do ano passado, lançadas mensalmente, merecem ser lembradas: a “Viver Vale a Pena” foi classificada por Neide como um sucesso. Realizada, pela primeira vez na Casa, em setembro do ano passado, a ação chamou atenção para o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, assunto que ainda encontra muita resistência em ser discutido, por ser considerado tabu.
A campanha da homeopatia contra a dengue é outra que precisa ser mencionada. Uma vacina que minimizaria os sintomas da doença, desenvolvida pelo Hospital de Medicina Alternativa, foi disponibilizada aos funcionários da Assembleia e mais de 900 doses foram tomadas. “Pessoas que mais tarde vieram a ser picadas pelo Aedes aegypti afirmaram que enfrentaram a doença com maior tranquilidade, porque estavam com o sistema imunológico fortalecido”, conta Neide.